Paladar

Bebida

Bebida

Três princípios para comemorar o Dia Internacional da Cerveja

Os criadores da data postularam três princípios que guiam as comemorações. Para cada um deles, uma sugestão do Paladar 

05 agosto 2016 | 16:57 por Redação Paladar

A primeira sexta-feira de agosto (este ano, dia 5), marca o Dia Internacional da Cerveja. A data foi idealizada em 2007 por um amante da cerveja e entusiasta da produção caseira, o americano Jesse Avshalomov. Ele contou a ideia para três amigos, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez, e os quatro convenceram seu bar preferido, em Santa Cruz, na Califórnia, a fazer uma festa em comemoração. 

 

  Foto: Michaela Rehle|Reuters

Eles fizeram um site, convidaram amigos, deram uma festa, brindaram a cerveja com cerveja. No ano seguinte, começaram a receber e-mails de outras pessoas querendo fazer parte da comemoração. Um bar na Inglaterra e outro na África do Sul também gostaram da ideia. A partir daí, a data começou a tomar fôlego, e os amigos passaram a promovê-la.  

Agora, Avshalomov e Hamilton, alocados em São Francisco, se empenham para tornar a data cada vez mais conhecida - já foram realizadas mais de 350 comemorações oficiais em 50 países. 

Ficou com água na boca?

As comemorações possuem três princípios, postulados pelos amigos. Para cada um deles, uma sugestão do Paladar

1. "Reúna-se com seus amigos para aproveitar a delícia que é a cerveja" 

Em São Paulo, Pinheiros tornou-se um destino obrigatório para quem aprecia a boa cerveja - e valoriza a diversidade. O bairro abriga centenas de torneiras de chope, de onde saem rótulos nacionais e internacionais, de produtores grandes, pequenos e caseiros. Saiba onde reunir os amigos para beber. 

 

2. "Saúde os dedicados homens e mulheres que fazem e servem nossa cerveja"

Para honrar os profissionais da cerveja, nada melhor do que ajúda-los a ajudar você a beber bem. O universo cervejeiro é tem muitos nomes, muitos estilos, muitos rótulos, muitas cores. Palavras em inglês, francês, alemão. Siglas, tamanhos, rolhas, torneiras. Nem sempre é fácil saber o que se quer beber - ou, pior ainda, saber como pedir. Para ajudar nesse processo, confira dicas que vão ajudar você a pedir sua cerveja, a partir das colocações mais ouvidas por sommeliers.

 

3. "Promover a união mundial, celebrando cervejas de todas as nações e culturas neste dia memorável"

Toda semana, o Paladar dá dicas de rótulos, reunidos por diferente temas, para quem quer beber bem. Confira as últimas indicações, que abarcam cervejas de diversos cantos do Brasil e do mundo. 

 

 

 

Ficou com água na boca?