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Bebida

É de casa, tchê!

Por Cibele Freire


José Luiz Pagliari com os vinhos tintos da Campanha Gaúcha
. Foto: EstadãoFoto: Estadão
José Luiz Pagliari com os vinhos tintos da Campanha Gaúcha  Foto: Estadão

No terceiro dia do Paladar – Cozinha do Brasil, o enófilo José Luiz Pagliari apresentou um panorama da Campanha Gaúcha vitivinícola, com destaque para os tintos. Além de discorrer sobre produtores que o impressionaram durante visitas aos Pampas, o enófilo trouxe sete rótulos da região.

Fizeram parte do painel: Salton Volpi 2009 (Pinot Noir), Rio Velho 2010 (Tannat), Rota 293 2009 (Merlot), Reserva dos Pampas 2004 (Cabernet Sauvingon, Merlot e Tannat), Almadén Vinhas Velhas 2011 (Tannat), Província de São Pedro Lote 1 (Cabernet Sauvignon) e Bueno Paralelo 31 2009 (Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot).

Como na aula do dia anterior, o mediador fez questão de reforçar que o vinho brasileiro atinge seu potencial com tempo de maturação e acompanhado de comida. “Os vinhos nacionais são gastronômicos”, declarou.

Pagliari recomendou aos presentes comprar três ou quatro garrafas do mesmo rótulo e acompanhar sua evolução, abrindo uma a cada dois anos, em média. Os preços, de R$ 12 a R$ 85, incentivam a experiência.

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