Paladar

Bebida

Bebida

Saca essa rolha

Isabelle Moreira Lima

Em jantar, CEO do Château Cheval Blanc apresenta os vinhos de seu projeto pessoal

Pierre Lurton comanda harmonização em São Paulo na próxima quarta (10), no restaurante Picchi.

03 maio 2017 | 20:23 por Isabelle Moreira Lima

O francês Pierre Lurton (foto) tem como atividade primordial comandar os célebres e luxuosos châteaux d’Yquem e Cheval Blanc. Mas a primeira e a última hora do seu dia são dedicadas ao que ele chama de seu “jardim secreto”, o Château Marjosse, seu projeto – e endereço – pessoal em Entre-Deux-Mers, Bordeaux. “Eu comando as duas grandes empresas como CEO, e dou a elas toda a minha atenção. Mas, em Marjosse, eu posso por a mão no vinho”, afirma. Segundo ele, o malabarismo é possível pela proximidade das vinícolas. “Tomo café em uma, almoço em outra e janto na terceira. É um trabalho bastante calórico.”

O produtor Pierre Lurton, que faz vinhos em Entre-Deux-Mers, em Bordeaux

O produtor Pierre Lurton, que faz vinhos em Entre-Deux-Mers, em Bordeaux Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (10), a contagem de calorias deve aumentar: Lurton estará em São Paulo para apresentar seus vinhos autorais em um jantar harmonizado no Picchi (Rua Oscar Freire, 533, Jardins). Acostumado a comandar esse tipo de evento com os rótulos das casas que dirige, sente a euforia da estreia: é a primeira vez que apresenta seus vinhos.

Serão servidos o Marjosse Blanc 2016, feito a partir de Sauvignon Blanc, Sémillon, Sauvignon Gris e Muscadelle, que chega em junho ao Brasil; e os tintos Château Marjosse 2010 e 2015 (ambos R$ 165 na World Wine), cortes de Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Malbec. Uma curiosidade é que a sub-região de Entre-Deux-Mers cultiva essencialmente uvas brancas e, por esse motivo, Lurton utiliza a Appelation Bordeaux Controlée para os tintos. 

Ficou com água na boca?

Segundo ele, a casa anda cheia de novidades, incluindo a plantação de Chardonnay, cepa alienígena na região (típica da Borgonha), mas que o tem deixado muito animado.

O jantar, que inclui o Champagne Dom Pérignon Vintage 2006, custa R$ 620. Reservas pelo tel. (11) 3065-5560 ou picchiristorante@gmail.com.

Ficou com água na boca?