Paladar

Bebida

Bebida

Faulkner e a cerveja no Mississippi

O placar não foi lá tão apertado como apostavam alguns: 54% dos eleitores de New Albany, município de 27 mil habitantes no Mississippi, decidiram derrubar uma lei de mais de 50 anos que proibia a venda de cerveja na cidade. A decisão é histórica no Estado norte-americano: em um terço dos distritos é proibida a venda da bebida (e, em alguns destes, o consumo e a venda de destilados são liberados, o que faz ainda menos sentido).

09 fevereiro 2010 | 21:49 por oliviafraga

Em 1950, o escritor William Faulkner, nascido em New Albany, fez lobby pesado para que a cidade vizinha, Oxford, liberasse o consumo de álcool. A notícia publicada no New York Times diz que, segundo relatos de seu biógrafo Joseph Blotner, Faulkner percorria as ruas da cidade com panfletos na mão, criticando os religiosos e políticos que, mancomunados, controlavam a vida particular dos moradores sete dias por semana – era sabido que, em missas e cultos aos domingos, as igrejas substituíam vinho por suco de uva.

Polêmica, a decisão desse mês provocou reação imediata. Pelo menos até 2015 – quando a lei deve ser revista – William Faulkner ganhou.

Ficou com água na boca?