Paladar

Bebida

Bebida

Florianópolis sedia competição internacional de destilados

Florianópolis sediou neste fim de semana o 15º Spirits Selection, um concurso comparativo de vinhos organizado pelo belga Concours Mondial de Bruxelles. Trata-se de uma competição internacional anual de bebidas destiladas.

10 junho 2014 | 20:09 por redacaopaladar

A cachaça saiu-se muito bem, diante de um mar de alcoólicos mais reputados. Em versões populares ou sofisticadas, ganhou um monte de medalhas. Foram mais de 20 – contra duas dos chineses com seu o chinês baijiu, bebida feita de sorgo e que passa por uma fase de fermentação sólida.

O concurso tinha de tudo um pouco: rum da Martinica, das ilhas Maurício, de Guadalupe; gim inglês de várias tonalidades; whiskies blended e single malts escoceses (tinha um autodenominado scotch whisky feito na Índia, e era bom!); bourbon americano; conhaques (de Cognac mesmo) os mais sofisticados; Armagnacs franceses e brandies espanhóis; grappa italiana e marc francês; tequilas mexicanas; piscos chilenos e peruanos (países que travam uma surda e longa batalha pela primazia dessa bebida de vinho destilado); baijius chineses (é feito de sorgo, um grão usado entre nós como forragem); sojus coreanos e sochus japoneses; vodcas russas, polonesas, finlandesas, suecas e de outros países frios.

Ficou com água na boca?

Também havia destilados de frutas, como os franceses poire (de pêras) e Calvados (de maçãs), licores de frutas sul-africanos (quem conhece o Amarula? Levou medalha de ouro!), de amêndoas (amaretto), de nozes, ervas… Uma infinita variedade de aromas, sabores, um rico universo a ser, prudentemente como mandam a saúde e a sabedoria, explorado.

A degustação de destilados, bebidas que têm em geral algo entre 38% e 45% de álcool, é cercada de detalhes. No Spirits Selection, a nota de cada produto é dada por um júri de no mínimo cinco especialistas, um de cada país. São 35 jurados ao todo e a cultura conta na hora de degustar. Eles não provam apenas com o seu equipamento fisiológico (papilas olfativas e gustativas), mas com a sua cultura. Os chineses adoram baijiu. Os americanos têm o paladar atraído pelo doce, os germânicos pelo ácido, os hispânicos e indianos pelo picante e assim por diante.

Clique na lista para ver todos os destilados premiados por país competidor:

Clique para ver a lista dos vinhos nacionais premiados:

Ficou com água na boca?