Paladar

Bebida

Bebida

Importadoras e restaurantes comemoram Dia Mundial da Malbec

Menus e descontos especiais marcam comemoração mundial do aniversário da chegada da uva Malbec na Argentina

14 abril 2015 | 18:14 por marcelmiwa

O dia 17 de abril é considerado o aniversário da chegada da Malbec na Argentina. Na data, em 1853, o presidente argentino Domingo Faustino Sarmiento lançou um programa para diversificar a indústria de vinhos com a fundação de uma escola de agronomia e um campo para pesquisa das vinhas (Quinta Normal). Coube ao agrônomo francês Michel Pouget levar as primeiras mudas de Malbec e cultivá-las na Quinta Normal. Passados 162 anos, a variedade reina absoluta na Argentina, onde ocupa 31,71% da superfície de vinhedos, quase o dobro da variedade número dois do país, a Bonarda (17,42%).

O Malbec World Day, evento criado para comemorar a data, está chegando à sua 5ª edição, que terá mais de 70 atividades em 64 cidades de 50 países ao redor do mundo. No Brasil, as importadoras Cantu, Decanter, Expand, Ravin, Vinci, World Wine e Zahil oferecerão descontos e condições especiais nas compras de Malbecs argentinos no dia 17, da mesma forma que as lojas e empórios Emporium SP, Enoteca Cavatappi, Armazém do Barão e Wine Soul.

FOTO: Gui Gomes/Estadão

Os restaurantes também participam da data comemorativa. Barbacoa, Bardega, Supra di Mauro Maia, Tappo Tratoria e Praça São Lourenço ofertarão taças e garrafas de Malbec da Argentina com descontos especiais e a rede Pobre Juan desenvolveu um menu harmonizado com vinhos feitos com a uva que estará na carta até o fim de abril.

Ficou com água na boca?

Já na rede Pão de Açúcar, no dia 17, todos os malbecs argentinos serão vendidos com 30% de desconto. A promoção é válida para todas as unidades da rede no país e também no Pão de Açúcar Delivery.

A agenda completa do 5° Malbec World Day pode ser conferida em www.malbecworldday.com

SERVIÇO – 5° Malbec World Day

Quando: 17 de abril

Onde: importadoras, lojas, empórios e restaurantes em 64 cidades do mundo

Programação completa: www.malbecworldday.com

Ficou com água na boca?