Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Instituto da Cerveja, Sinnatrah e Cervejaria Nacional se unem

O objetivo é fazer workshops sobre estilos

26 fevereiro 2014 | 20:39 por Heloisa Lupinacci

Três forças do circuito paulistano se uniram em um projeto de educação cervejeira: a Sinnatrah, que ensina a fazer cerveja em casa, o Instituto da Cerveja, que forma sommeliers, e a Cervejaria Nacional. O objetivo é fazer workshops sobre estilos.

O tema do primeiro, de 16 a 18 de maio, será a imperial stout, e o programa começa na Sinnatrah, onde a turma aprende a fazer uma cerveja do estilo. No segundo dia, no Instituto da Cerveja, participantes estudam as características no copo. No terceiro, vão à Cervejaria Nacional ver a produção de uma imperial stout. A brassagem será colaborativa: Murilo Foltran, da DUM, brassa com Guilherme Hoffmann, da Nacional. “Não vamos fazer uma Petroleum, vamos criar uma receita nova”, diz Foltran. Quando ela ficar pronta, haverá um concurso para cervejeiros caseiros.

A programação do Instituto da Cerveja – que nasceu dentro da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e agora tem sede própria, está intensa.

FOTO: Divulgação

Ficou com água na boca?

Alemanha. No dia 6, Káthia Zanatta, Alfredo Ferreira e Estácio Rodrigues recebem Martin Zuber, mestre-cervejeiro da Paulaner, para uma palestra sobre a nova escola alemã. Zuber tem testado receitas que fogem da tradição (lá, cada região tem seu estilo e há resistência a novidades, mas isso começa a mudar). No dia 7, Zuber faz uma colaborativa na Nacional. Em 8 e 9/3, o Instituto Promove o 1º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja (inscrições até 5/3). Zuber está no júri ao lado de Garret Oliver, da Brooklyn e autor de A Mesa do Mestre-Cervejeiro.

Lúpulo. Nesta semana, o Instituto fechou parceria com a escola de lúpulo Hop Academy da Barth-Hass. A parceria traz cursos para São Paulo. O primeiro será nos dias 20 e 21 de maio.

SERVIÇO

Sinnatrah

R. Cajaíba, 157, Pompéia

Tel.: 3862-5421

Instituto da Cerveja

Av. das Carinás, 417, Indianópolis

Tel.: 95946-0244

Cervejaria Nacional

Av. Pedroso de Moraes, 604, Pinheiros

Tel.: 3034-4318

Ficou com água na boca?