Paladar

Bebida

Bebida

É de birra. Mas não só

Carolina Oda

Manteiga no copo? Sim, também temos

A manteiga também chegou ao coquetel. A notícia parece novidade, mas ela já era usada pelos marinheiros americanos no preparo de drinques muitos anos atrás

11 maio 2016 | 18:49 por Carolina Oda

Já imaginou beber manteiga em vez de passá-la no pão? Harry Potter sempre tomou sua cerveja amanteigada, mas hoje o assunto é coquetel. A mais frequente dupla do nosso pão de todo dia – a gordura mais amada dos franceses – é usada há mais tempo do que você imagina nas bebidas.

Quem leva a fama de ter começado com isso são os marinheiros da Nova Inglaterra. Eles misturavam sua bebida mais emblemática – rum – com manteiga, água quente e açúcar para se esquentarem nos navios, dando origem ao hot buttered rum, ainda consumido nos EUA, em especial no inverno.

Coquetel Noisette do barman Mauricio Fernandes do Tuju

Coquetel Noisette do barman Mauricio Fernandes do Tuju Foto: Marcio Fernandes|Estadão

Há dois jeitos mais comuns para utilizar manteiga no coquetel. O mais antigo, como nos navios, é a partir do buttered rum mix – quando a manteiga já misturada com açúcar e especiarias é incorporada à bebida.

Ficou com água na boca?

Já no fat washing, popularizado mais recentemente, é feita a infusão da manteiga no destilado, mas a gordura é depois retirada – derreta a gordura, deixe-a esfriar, misture ao destilado e leve para gelar. A gordura endurece e fica fácil separá-la do líquido. 

Aproveite o friozinho e tente fazer em casa a versão dos marinheiros. Além da receita básica do Hot buttered rum, também dá para se inspirar em versões como o mistery gardênia de Fábio La Pietra (SubAstor) e o noisette de Maurício Barbosa (Tuju). Parece estranho, mas vale a pena provar.

O barman Maurício Barbosa do Tuju preparando o coquetel Noisette, que utiliza o rum "temperado" com manteiga

O barman Maurício Barbosa do Tuju preparando o coquetel Noisette, que utiliza o rum "temperado" com manteiga Foto: Marcio Fernandes|Estadão

Noisette, de Maurício Barbosa

Fat washing de rum com manteiga noisette, Xocolatl Mole Bitter (bitter inspirado no mole mexicano, com cacau, canela e especiarias), bitter de laranja e xarope de açúcar. É encorpado e complexo, com a nota da manteiga evidente e equilibrada. A manteiga noisette é aquela que depois de derretida fica mais tempo no fogo até ficar escura e com aroma de avelã.

Fábio La Pietra, do SubAstor, prepara o Hot Buttered Rum

Fábio La Pietra, do SubAstor, prepara o Hot Buttered Rum Foto: Alex Silva|Estadão

Mistery gardênia, de Fábio La Pietra

Feito com o método buttered rum mix, é fresco, cítrico e com discreta untuosidade. Leva rum branco com limão, mel e manteiga de garrafa.

SERVIÇO

SubAstor

Rua Delfina, 163, Vila Madalena

Tel.: 3815-1364

Tuju

Rua Fradique Coutinho, 1.248, Vila Madalena

Tel.: 2691-5548

Ficou com água na boca?