PUBLICIDADE

Bebida

Matthew McCounaughey estrelará filme sobre fraude de vinhos

Matthew McCounaughey estrelará filme sobre fraude de vinhosFoto:

A história de uma das maiores fraudes no mundo do vinho vai virar filme estrelado por Matthew McConaughey, vencedor do Oscar de melhor ator em 2013The Billionaire’s Vinegar é uma adaptação do livro O Vinho mais Caro da História, de Benjamin Wallace, sobre um golpe bilionário, em 1985, quando vinhos que supostamente pertenceram ao presidente americano Thomas Jefferson foram vendidas por valores exorbitantes.

 
 
 
 

PUBLICIDADE

Alguma vez na vida você deve ter tomado um drinque com cerveja. Se esqueceu é porque talvez ele tenha sido bebido naquele momento da empolgação, quando alguém sugeriu fazer um submarino, famoso “embriagador” preparado com a cerveja que está à mão e o Jägermeister da prateleira. Essa história mudou. Coquetéis com cerveja estão na moda e evoluíram da empolgação sem juízo para receitas criadas por barmen mundo afora. 
 Foto:

FOTO: John Shearer/AP

Os leilões, na Christie’s, foram certificados por Michael Broadbent, crítico de vinhos especializado em rótulos antigos. Uma garrafa de Château Lafitte Bordeaux 1787 foi arrebatada por US$ 156 mil.

Hardy Rodenstock, o negociante de raridades que levou os vinhos a leilão, disse que as garrafas tinham sido descobertas por operários ao demolir uma parede em Paris. Em cada uma, as iniciais “Th.J.”. Como Jefferson fora embaixador na França, os rótulos foram rapidamente associados a ele. Degustações atestaram que o produto era legítimo, mas era tudo farsa.

PUBLICIDADE

O bilionário americano Bill Koch, que desembolsou US$ 311 mil por quatro garrafas, pôs um investigador para vasculhar as atividades de Rodenstock. Testes químicos mostraram que aqueles vinhos não eram do século 18: haviam sido engarrafados em 1962. E o nome de Jefferson foi gravado no vidro com um buril elétrico.

Ainda não foi revelado o papel de McConaughey no longa, que será produzido por Todd Black, James Lassiter, Jason Blumenthal, Steve Tisch e Will Smith. O projeto está em desenvolvimento desde 2008 e o filme ainda não tem previsão de data de estreia.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 2/4/2015

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE