Paladar

Bebida

Bebida

Na cerveja, as frutas vermelhas combinam com acidez e com maltes tostados

Conheça nove rótulos de cerveja que levam frutas vermelhas na composição

27 abril 2017 | 20:50 por Carolina Oda

Frutas como morango, cereja, framboesa, mirtilo e groselha chamam a atenção. Invariavelmente presentes nas vitrines das grandes confeitarias, elas carregam um ar de vontade, de desejo. Como fazem os olhos brilharem! Têm coloração vívida, um vermelho brilhante. Vermelho que é amor, poder, paixão, fortuna, nobreza. Além da vistosa aparência, são frutas difíceis de encontrar, são caras, raramente aparecem em abundância na mesa do brasileiro. 

Os cervejeiros também têm adoração por essas frutas vermelhas. A linda cor - quando o estilo base é claro - e o toque de acidez que elas conferem à cerveja, além da influência do costume belga de adicionar, principalmente, cereja e framboesa às receitas, são, provavelmente, grandes influenciadores nessa predileção. Elas aparecem, normalmente, junto a estilos onde a acidez é o foco, como Berliner Weisse e Lambic, ou nos escuros, fazendo uma complementação ao sabor achocolatado dos maltes tostados. 

Aqui no Brasil, já havia algumas opções há certo tempo, mas tem sido cada vez mais fácil encontrar bons rótulos com essas frutas, inclusive de produção nacional. Segue uma seleção para sua degustação fotogênica.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.