Paladar

Bebida

Bebida

Nova cafeteria leva grãos especiais a Pinheiros

Escondido em uma loja de roupas, o Catariana Coffee foca no universo dos coados e grãos experimentais

11 abril 2018 | 19:50 por Renata Mesquita

É difícil achar a recém-aberta Catarina Coffee & Love. Mas vale procurar. O balcão da nova cafeteria está instalado dentro de uma loja de roupas e objetos de decoração chamada Hybrida, na praça das Omaguás, em Pinheiros. Quer uma pista? Procure os banquinhos de pallets que ficam em frente à loja. Você ainda tem que insistir mais um pouco, não basta entrar na loja, tem de atravessar a longa fileira de araras antes de encontrar, no final do corredor, o barista Henrique Ortiz passando um café em algum dos seis métodos que ele tem disponíveis atrás daquele balcão, da charmosa Chemex à tradicional prensa francesa. 

Entende-se logo que ali reinam os coados. Tem, sim, o expresso, mas até ele ganha tratamento especial nas mãos do barista. O cliente escolhe o grão, ele mói na hora e, a depender do grão selecionado, o café concentrado ganha um tratamento na máquina italiana.

De grão em grão. Atrás do pequeno balcão, vários métodos

De grão em grão. Atrás do pequeno balcão, vários métodos Foto: Amanda Perobelli|Estadão

A escolha do grão, então, é quem determina como o barista vai agir. E de grão Henrique entende bem. Antes de abrir o Catarina, seu primeiro negócio solo, o barista trabalhou por alguns anos como coffee hunter – caçador de grãos – para o Octavio Café. 

Ficou com água na boca?

Ele era o responsável por procurar cafés especiais pelo Brasil. Visitou fazendas de Norte a Sul, e foi assim que se aproximou de pequenos produtores de cafés especiais. Henrique tomou gosto pelos cafés experimentais, que passam por processos ainda mais elaborados e passou a lidar com eles. Além de caçar os grãos, ele também responde pela torra. 

São esses grãos que dão origem aos cafés servidos ali ou podem ser levados para casa em embalagens de 150g. Tem sempre pelo menos cinco variedades de grãos disponíveis para a prova. Assim a conversa com o barista se torna quase que obrigatória. Mas não precisa ser nada complicado. Quem estiver só a fim de um café, sem muita explicação, basta avisar.

LEIA MAIS: 

+ 22 cafeterias que você precisa conhecer em São Paulo

+ 15 maneiras de fazer café (sem entrar no mundo do expresso)

Independentemente do método (além das citadas, tem Hario, Kalita, Clever, Aeropress) e do grão escolhido, qualquer xícara sai por R$ 8. Para aproximar o cliente de tudo isso o barista criou algumas experiencias como a harmonização com queijos e uma de comparação entre grãos e processos. 

O café é o astro nesse espaço diminuto, onde as comidas são apenas coadjuvantes. Mas não faltam opções – tem broa, focaccia, cookies, muffin e alguns bolos caseiros. 

SERVIÇO

CATARINA COFFEE & LOVE

Praça dos Omaguás, 56, Pinheiros.

Horário de funcionamento: 10h/18h (fecha dom.)

Dentro da loja Hybrida. 

Ficou com água na boca?