Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Nova leva de imperial stout chega a tempo do inverno

A norte-americana De Molen e a dinamarquesa Evil Twin, cervejarias craques no estilo imperial stout, estão desembarcando no Brasil

17 maio 2017 | 21:01 por Heloisa Lupinacci

Só de Birra

Algumas das melhores imperial stouts estão de volta ao Brasil depois de um intervalo, em que deixaram de ser importadas. A notícia, assim na cara do inverno, é ótima.

Um carregamento com 22 rótulos da cultuada cervejaria holandesa De Molen está cruzando o Oceano Atlântico. Menno Oliver é o pioneiro da Revolução Cervejeira na Holanda e é idolatrado no mundo todo por fazer cervejas surpreendentes, de cair o queixo mesmo. Ele é especialmente celebrado pelas imperial stouts e por envelhecer cervejas em barril, construindo perfis de sabor complexos.

O primeiro lote da nova leva de importação chega em junho. E aqui você fica sabendo em primeira mão quais os rótulos da De Molen que vão desembarcar no Brasil (leia abaixo). Repare, dos 22 rótulos, 8 são imperial stouts.

Ficou com água na boca?

Fora a leva de cervejas da De Molen, chegou também, recentemente, um lote de Evil Twin, outra cultuada cervejaria craque em imperial stouts. Bom, um inverno com Imperial Biscotti Break é muito melhor do que um inverno sem Imperial Biscotti Break. Pode acreditar.

Evil Twin e De Molen são as mais recentes aquisições da importadora Beer Concept, que há um ano vem chamando a atenção por chacoalhar o cenário de cervejas importadas para o Brasil. A primeira cartada de peso dos sócios Rodrigo Mendes e Daniel Dinelli foi conseguir voltar a importar a norte-americana Founders, uma marca conhecida do público cervejeiro e que, havia pouco, tinha encerrado as exportações para cá. Na sequência, trouxeram pela primeira vez as americanas Oskar Blues e Cigar City. Logo em seguida, a cultuada Against the Grain, americana do Kentucky, também inédita. E agora, Evil Twin, De Molen, Omnipolo e Põjahla – respectivamente a celebrada cervejaria sueca que já deu pinta por aqui e uma inédita cervejaria estoniana. Essas também chegam em junho, mas vamos deixar para falar delas depois. 

Imperial stout: o que esperar. É uma cerveja feita com maltes tostados – daí vem a cor escura – e carga extra de malte (daí o alto teor alcoólico – em torno de 10%). Na prática, são cervejas bem encorpadas, alcoólicas, que chegam a ser licorosas. Como são parrudas, elas encaram bastante interferência, como adição massiva de lúpulo, maturação com outros ingredientes, estágio em barril de madeira. O resultado é que equilibram amargor e dulçor intensos. Quase sempre, tudo isso resulta em cervejas bastante complexas, com aroma, sabor e textura bem ricos. 

Meu palpite é que elas têm vocação para acertar em cheio o gosto do bebedor de vinho interessado em explorar território cervejeiro. E mais: também são ótimas companhias para dias de frio, que estão chegando.

O que vem aí da De Molen (o lote chega em junho)

Spanning & Sensatie (imperial stout, 9,8%). Para os aventureiros.

Spanning & Sensatie (imperial stout, 9,8%). Para os aventureiros. Foto: De Molen|Divulgação

-Amarillo (imperial IPA, 9,3% de álcool)

-Bommen & Granaten (barley wine, 11,9%)

- Bommen & Granaten Rioja (barley wine, 11,9%)

- Hamer & Sikkel (porter, 5,2%)

- Heen & Weer (belgian triple, 9,2%)

- Heinde & Verre (english strong ale, 7,2%)

- Rook & Vuur (smoked stout, 8,2%)

- Bloed, Zweet & Tranen (smoked stout, 8,2%)

- Heaven & Hell (imperial stout, 11,9%)

- Hel & Verdoemenis (imperial stout, 10%) É a imperial stout que mais vende da De Molen, o carro-chefe desse 

cortejo de cervejas escuras

- Hemel & Aarde (imperial stout, 10%)

- Mooi & Meedogenloos (imperial stout, 10,2%)

- Mout & Mocca (coffee imperial stout, 10%)

- Rasputin (imperial stout, 10,4%)

- Spanning & Sensatie (imperial stout, 9,8%) Se for aventureiro e só puder provar uma das cervejas, vá nessa. Ela leva cacau, pimenta e sal. 

- Verdeel & Heers BA com Brett (imperial stout, 9,8%)

- Heksen & Trollen (saison, 6,1%)

- Hop & Liefde (american pale ale, 4,8%)

- Hugs & Kisses (session IPA, 3,5%)

- Not For Sale Ale (lager, 4,9%)

- Op & Top (american bitter, 4,5%)

- Vuur & Vlam (IPA, 6,5%)

 

Ficou com água na boca?