PUBLICIDADE

Bebida

O amazônico riachinho artesanal

Economia não é lá assunto muito gostoso, mas a evolução do mercado de cerveja no Brasil pode lhe ajudar a escolher o que colocar no próximo copo. A estimativa de produção da bebida no País para 2013 é de mais de 16 bilhões de litros (das light lagers, as levinhas de encher engradado, às artesanais).

O amazônico riachinho artesanalFoto:

Nesse oceano de cerveja, as artesanais são um riachinho, com vazão crescente até chegar ao mar. Entre 2005 e 2010, o volume de importação aumentou mais de 530% e o consumo de artesanais segue crescendo: 20% ao ano. E o que isso tem a ver com seu copo? Muito.

Para o alto. Rótulos novos no mercado e mais opções para quem gosta de cerveja. FOTO: JF Diório/Estadão

A estimativa é de que hoje pelo menos 30 importadoras estejam enchendo seus contêineres com cervejas trazidas de outros países numa disputa acirrada pelo seu copo. São mais de 660 rótulos importados já encontrados no Brasil, fora o que é produzido aqui – para lá de 100 rótulos. Isso significa que há pelo menos 760 rótulos disponíveis.

Tem de tudo um pouco: holandesas, belgas de microcervejarias, americanas e japonesas. Fora lançamentos nacionais (como a Mula IPA, da Cervejaria Nacional). Novidades não param de chegar, por isso, nessa semana provamos o que de melhor desembarcou por aqui recentemente. Para a prova, convidamos os cervejeiros Leonardo Satt e Bruno Moreno de Brito, da cervejaria Serra de Três Pontas.

FOTOS: Daniel Teixeira/Estadão

PUBLICIDADE

Racer 5 Origem: EUA Preço: A definir (355 ml), na Bier & Weinwww.bierwein.com.br) Teor: 7% IPA clássica, bem ao estilo americano de fazer cerveja. Aromas: adocicado, frutado e herbal. Sabores: leve toffee e lúpulo herbal. Vai bem com: abacaxi e petiscos de boteco.

Point Sculpin IPA Origem: EUA Preço: A definir (355 ml), na Bier & Weinwww.bierwein.com.br) Teor: 7% O lúpulo não decepciona: flores, grama e frutas, como se espera numa IPA. Aromas: cítrico, herbal e adocicado. Sabores: forte lúpulo e toffe. Vai bem com: costela de porco e boi.

Mula Origem: Brasil Preço: R$ 16 (600 ml), na Cervejaria Nacional (Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros, 3628-5000) Teor: 7,5% É a versão engarrafada do chope produzido no brewpub. Aromas: leve vegetal cozido, mas bom cítrico e toque herbal. Sabores: caramelo, amargor alto e doce constrito. Vai bem com: copa lombo e churrasco.

Hitachino Nipponia Origem: Japão Preço: R$ 58 (500 ml), no Empório Alto dos Pinheiros (R. Vupabussu, 305, Pinheiros, 3031-4328) Teor: 6,5% Feita com maltes e lúpulo japoneses é incrivelmente equilibrada. Aromas: coco, baunilha e herbal. Sabores: rapadura, leve amargor. Vai bem com: risoto de gorgonzola com pera e peixes leves grelhados.

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 11/7/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE