Paladar

Bebida

Bebida

É de birra. Mas não só

Carolina Oda

Para acompanhar o bacalhau e o chocolate: 12 sugestões de cerveja para a Páscoa

Quanto mais gorduroso o prato, mais forte pode ser a cerveja. Confira dicas de como harmonizar os estilos de cerveja com os pratos da mesa de Páscoa

12 abril 2017 | 16:18 por Carolina Oda

Já estamos na semana da Páscoa. Ao pensar na mesa de domingo, logo nos vem à mente a cena: família reunida, grandes pratos de peixes, especialmente bacalhau, e belas sobremesas com chocolate

 

  Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Para acompanhar o menu do seu feriado, aqui estão algumas ideias de cervejas, que vão das mais refrescantes - como uma Weissbier, que casa bem com pratos mais leves -, passando pelas belgas mais estruturadas - como Saison e Tripel, para receitas mais gordurosas -, até chegar em rótulos que focam nos sabores dos maltes tostados, para os presentes do coelhinho. 

De forma geral, as cervejas ácidas (como Berliner Weisse e Fruit Beer) podem acompanhar tanto pratos frios e refrescantes, quanto sobremesas com chocolate amargo. As de trigo, bem refrescantes, vão bem com pratos leves e mais delicados, como uma salada de bacalhau, por exemplo. Rótulos com café podem ser uma boa aposta para reproduzir a harmonização cultural de bolinho de bacalhau com café, consumida pelos portugueses.

Ficou com água na boca?

As cervejas mais coringas para as tradicionais bacalhoadas ou preparações com natas, mais gordurosas são as claras e estruturadas. Quanto mais forte a cerveja, mais gorduroso pode ser o prato para equilibrar.

Confira sugestões de rótulos na galeria abaixo: 

LEIA MAIS:

Aprenda a combinar vinhos com os pratos tradicionais da Páscoa

 

Ficou com água na boca?