Paladar

Bebida

Bebida

Pinguim pioneiro

Por Edson Franco

02 maio 2013 | 00:21 por redacaopaladar

Uma visita a Ribeirão Preto não será completa sem uma passada pelo Pinguim. Apesar de seu chope já não despertar tanta paixão entre os iniciados ribeirão-pretanos, os cervejeiros locais tratam o restaurante como o grande responsável pelo enraizamento do gosto cervejeiro na região.

A casa conta hoje com cinco unidades, quatro na cidade e uma em Belo Horizonte. Entre todas, a pioneira, localizada no centro, é a que mais atrai os moradores e, principalmente, os visitantes. Tanto que são muito comuns carros com placas de outras cidades estacionados no entorno. Há anos. Tudo ali remete a uma volta no tempo. Da imponente entrada do prédio aos garçons, elegantemente trajados com avental, colete e uma simpática toalhinha no antebraço. Para completar o clima no ambiente interno, antiguidades no teto, um vitral art déco e os pés das mesas, que reproduzem as patas da ave que dá nome ao lugar.

No Pinguim, chope em sete variedades e diversas combinações. O colarinho é parte do ‘padrão de qualidade’ da casa. FOTO: Patricia Cruz/Estadão

Peça de resistência da casa, o chope vem correto e servido em sete variedades, do claro ao escuro, além de diversas combinações entre eles. A espuma sempre vem consistente, mas o líquido que se abriga sob ele é um tanto aguado. Compensa com uma refrescância sob medida para aplacar o calor da cidade. Zeloso pela qualidade do que serve, o Pinguim até atende aos pedidos daqueles que acham o colarinho um desperdício, mas adverte no cardápio que esse tipo de chope “não atende aos padrões de qualidade da casa”. Cada tulipa de 200 ml é vendida a R$ 6,50 e é acompanhada de escolhas gastronômicas sem surpresas. As opções vão da salada completa (R$ 32,50) ao filé de tilápia grelhado com brócolis, palmito e arroz puxado no tomate seco. Nada que deixe muita saudade. Sinal de que chegou a hora de o Pinguim olhar para os filhotes que ajudou a gerar e participar desse salto de qualidade no gosto cervejeiro e gastronômico de Ribeirão Preto.

Ficou com água na boca?

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 2/5/2013

Ficou com água na boca?