Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Sabe o gosto do lúpulo? Prove as cervejas single hop

Esses rótulos são feitos com apenas uma variedade da flor que dá amargor e aroma à bebida. Equivalem a uma aulinha

31 janeiro 2018 | 20:18 por Heloisa Lupinacci

Todo mundo adora lúpulo, todo mundo ama dry hopping, ah, nada como o aroma fresco de cascade pela manhã... Sabemos nomes de lúpulos e seus lugares de origem, esperamos ansiosamente pelas notícias da safra do vale de Yakima, a Borgonha do mundo cervejeiro.

Lúpulo, o parceiro do malte na produção de cervejas

Lúpulo, o parceiro do malte na produção de cervejas Foto: Heinz-Peter Bader

Mas, aqui, cá entre nós, você sabe dizer que gosto o simcoe tem? Amarillo todo mundo sabe, citra também. Sorachi quase todo mundo acerta. Não tenho dúvidas de que a coisa mais divertida de querer entender mais de cerveja é conhecer melhor o gosto de cada lúpulo. E para isso não tem caminho mais gostoso do que tomar cervejas single hop. E nada mais didático do que a cervejaria estampar no rótulo qual o lúpulo (ou os lúpulos) usado naquela cerveja.

As single hops são feitas com apenas uma variedade da flor que dá amargor e aroma à bebida. Equivalem a uma aulinha. 

Ficou com água na boca?

Funky na cerveja é charme, é suor de cavalo, é difícil de definir

Esqueça a ideia de que na Checoslováquia só tem pilsens amarelas

CONHEÇA OS LÚPULOS

Amarillo | Lúpulo queridão das cervejarias americanas, é aquele que você chega perto do copo e sente cheiro de grapefruit, maracujá, laranja, pêssego.

Simcoe | Tem nota cítrica? Tem. E frutada? Tem também. Ah, mas eu gosto de piney, aquele quê resinoso… Opa, tem também. E um toque de maracujá? É para já. Um herbaceozinho, um pouco de nota terrosa? Ok, herbáceo e terroso. O Simcoe é assim.

Cascade | É o tipo novo clássico – é das variedades mais antigas da nova leva. Predominantemente floral, dependendo do uso pode ter um quê condimentado.

Ficou com água na boca?