Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Temporada de cervejas de inverno no supermercado

Já dá para montar uma boa seleção de rótulos encontrados no supermercado com a cara do inverno; veja quatro sugestões

28 junho 2017 | 20:17 por Heloisa Lupinacci

Faz algum tempo que cerveja de supermercado deixou de ser sinônimo de cerveja qualquer. A oferta variada firmou (com oscilações, especialmente nas redes maiores, como Pão de Açúcar). Quem se interessa por cerveja mas não a ponto de se deslocar até uma loja especializada pode explorar uma parte desse território enquanto faz as compras da semana.

De rótulos das gigantes cervejeiras – Ambev e Heineken – a garrafas de cervejarias artesanais, dá até para montar uma seleção de supermercado com cara de inverno (as escuras bem adocicadas, tipo Malzbier, Caracu, Petra, são boas só para cozinhar mesmo – ficam ótimas em ensopados de carne).

Cuidados especiais. Por mais que as cervejarias cuidem, a cerveja no supermercado sofre um bocado. Pode ficar no estoque no calor, pode fazer aniversário na gôndola, portanto as chances de levar para casa uma garrafa que não faça jus à cerveja aumentam. Portanto, vale prezar pelas aparências: dê uma boa olhada no rótulo, na tampa, na garrafa. Se estiver com cara de cansada, deixe descansando ali mesmo. Ferrugem na tampinha, sinais de vazamento, rótulo desbotado são maus sinais.

Mas mesmo tomando cuidados, não é impossível levar pra casa uma cerveja sofrida. Se abrir, tomar e achar que não está gostosa, – e se ela não for exageradamente amarga – transforme a cerveja em ingrediente e prepare com ela um bom ensopado de carne ou frango. Mas, se ela estiver imbebível, o negócio é o ralo mesmo. Não hesite. 

Ficou com água na boca?

Confira quatro sugestões de cervejas de inverno que podem ser encontrados nas gôndolas de supermercado.

 

Ficou com água na boca?