Paladar

Bebida

Bebida

Vinícola gaúcha investe no chardonnay

Por Julia Baptista

29 julho 2011 | 20:11 por redacaopaladar

O enólogo Flávio Pizzato, responsável pelos vinhos da vinícola Pizzato, no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, falou na degustação de hoje no Paladar – Cozinha do Brasil sobre o Pizzato Chardonnay, vinho branco cuja primeira safra é de 2005. 

No Vale dos Vinhedos, a família Pizzato produz desde 1968 numa área montonhosa de 26 hectares. O Chardonnay começou a ser produzido em 2004. O primeiro lote, com  7.500 garrafas, chegou ao mercado em 2005. A proposta desse vinho, segundo Flávio, era que não tivesse passagem em madeira. Desde então, são produzidos anualmente, com ligeira queda na produção, quando a vinícola passou a fazer o Espumante Brut.

O enólogo explicou cada uma das etapas de feitura desse vinho branco. O Chardonnay se caracteriza pelos aromas frutados, como maçã, pêssego, pera, abacaxi e manga, e  sabores associados com o carvalho, como baunilha e coco.

Além do blog do Paladar, você também pode acompanhar as aulas do Paladar – Cozinha do Brasil pelo Twitter, Facebook e ver fotos no Instagram do Paladar (programa de fotos do iPhone).

Ficou com água na boca?

Ficou com água na boca?