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Uniforme descolado: aventais para todos os gostos

Marcas nacionais e internacionais fazem sucesso entre chefes com criações inusitadas e divertidas

Estilo. A chef Bel Coelho com o avental que criou. Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Esqueça aquele avental de uma cor só, todo de tecido, ou os estampados de pouco charme. Peças estilosas, com bom corte e acabamentos elegantes, cheias de ilhoses e alças de cores variadas estão ganhando espaço entre profissionais e amadores. E tem até chef apostando no novo negócio. 

Estilo. A chef Bel Coelho com o avental que criou Foto: Divulgação

É o caso do paulista Paulo Kotzent, que já comandou a cozinha da Bráz Trattoria e do Piselli. No ano passado, o chef lançou sua marca, a PK Apron Chef, com opções feitas em jeans ou tecidos em cores vibrantes, que vão do amarelo-gema ao verde-militar, arrematados por alças de couro.

A inspiração veio de modelos que viu nos Estados Unidos durante uma viagem. Não achava nada parecido no Brasil e pensou em importar para vender aqui. Mas a alta do dólar mudou o rumo do negócio – os aventais custam de US$ 100 a US$ 150 nos Estados Unidos, ficaria inviável importá-los.

Com a ajuda da sogra modista e da irmã designer de estampas, o cozinheiro desenvolveu seus próprios modelos, que podem ser encomendados por e-mail (pkapronchef@hotmail.com) e custam entre R$ 105 e R$ 145.

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Avental criado pelo chef Paulo Kotzent, da PK Apron Chef Foto: Divulgação

Está fazendo concorrência para outras marcas de aventais descolados, como a Il Casalingo, que lançou em meados de 2015 um modelo desenhado em parceria com a chef Bel Coelho, vendido na loja online (ilcasalingo.com.br). Além deste, a marca tem opções em jeans e em lona encerada, cuja aparência lembra couro amassado.

Do lado de lá. De olho na onda americana de aventais descolados, o estilista pernambucano Jadson Raniere, que mora em São Paulo, lançou sua marca, a Under NY Sky. Seus aventais, vendidos só nos EUA, em sites como Amazon e Etsy, chegam ao mercado nacional neste ano. As peças, cheias de bolsos, são feitas aqui e enviadas a NY. Custam de US$ 29,99 a U$ 39,99. 

Nos EUA, Raniere compete com marcas famosas como a Hedley & Bennett, criada em 2012 em Los Angeles, com uma cartela de cores que abrange todo o arco-íris e cheios de botões e reguladores de alça. No site, fotos de chefs como David Chang (Momofuku) e Nobu Matsuhisa (Nobu) exibem modelos da marca, que vão de US$ 58 a US$ 135. 

> Veja a íntegra da edição de 11/2/2016

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