Paladar

Comida

Comida

Bocuse D’Or abre inscrições para a etapa brasileira

Etapa nacional do concurso que é considerado a Copa da gastronomia selecionará 8 competidores, que se enfrentarão de 4 a 6 de outubro no Rio

13 julho 2016 | 18:40 por Redação Paladar

Serão abertas no próximo dia 18 as inscrições para o Bocuse D’Or Brasil, competição entre cozinheiros que neste ano ocorre de 4 a 6 de outubro no Rio, dentro da feira Sirha. Até o dia 18 de agosto, os interessados devem enviar uma receita de própria autoria feita com pernil de cordeiro.

Entre as fichas, serão selecionados oito competidores (que irão ao Rio por conta do evento), com a novidade da cota regional: três do Sudeste, dois do Nordeste, um do Sul, um do Norte e um do Centro-Oeste.

Durante o concurso - que foi criado em 1987 na França e é considerado a Copa da gastronomia - os concorrentes deverão executar a receita em 2h30 e servi-la a dez jurados. Dali sairão quatro selecionados, que se enfrentarão na final brasileira em 2017 - o vencedor de 2017 irá ao México no ano seguinte para participar da seletiva latina, onde três pessoas ganham vaga para disputar o mundial em Lyon, na França, onde o evento ocorre bienalmente.

A brasileira Giovanna Grossi durante a etapa do México, em fevereiro deste ano

A brasileira Giovanna Grossi durante a etapa do México, em fevereiro deste ano Foto: Divulgação

Ficou com água na boca?

Em fevereiro deste ano, a alagoana Giovanna Grossi ficou em primeiro lugar no México e ganhou uma vaga para disputar em Lyon em fevereiro do próximo ano, quando o concurso chega à 30º edição - será a primeira mulher brasileira a representar o País na competição. O vencedor leva 25 mil euros.

Pela primeira vez, o Bocuse D’Or terá um presidente-executivo, Thomas Troisgros, abaixo do presidente Laurent Suaudeau. Com Thomas, outros cozinheiros da nova geração e de fora do eixo Rio-São Paulo - como Thiago Castanho e Onildo Rocha - ajudarão a divulgar o evento pelo País e a selecionar potenciais candidatos.

De 18 de julho a 18 de agosto também estarão abertas as inscrições para a Coupe du Monde de la Pâtisserie, a versão do Bocuse D’Or para a confeitaria.

SERVIÇO

Inscrições: www.sirha-rio.com

Abertas de 18/7 a 18/8

Ficou com água na boca?