Paladar

Comida

Comida

Ceia de Carla Pernambuco e Carolina Brandão: Clássicos para surpreender na ceia de Natal

Nas mãos de Carla Pernambuco e Carolina Brandão, pratos tradicionais ganham toques cosmopolitas, referências familiares e truques de chef

17 dezembro 2014 | 17:40 por redacaopaladar

FOTO: Roberto Seba/Estadão

Combinar tradição, acentos de outras culturas, referências familiares e truques que aprenderam ao longo da carreira é a receita de Carla Pernambuco e Carolina Brandão, do Carlota e do Las Chicas, para o Natal. A ceia precisa ter cara de tradição – com frutas secas, castanhas e clássicos como chester e farofa. Mas o segredo da dupla é reunir na mesma mesa os clássicos e alguns pratos surpreendentes.

O chester, estrela principal, é o de sempre. Mas chega renovado pelo molho em que a tradicional combinação de mel e mostarda é reavivada pela presença do vermute e seu perfume delicado de especiarias.

Agenda: programe-se

Bebidas: para um Natal pleno de harmonia

Receitas:

Farofa de maçã, bacon e amêndoa

Moghrabieh com confit de pupunha, cogumelos e alho-poró

Peito de chester laqueado

Torta de queijo de cabra e figo

Tabule de quinoa, lentilha, rabanete, erva-doce, damasco e hortelã

Nada comuns nas festas de fim de ano no Brasil, o tabule e o moghrabieh, dois pratos populares no Oriente Médio, ganham versões criativas e espaço porque são frescos e combinam bem com as altas temperaturas do Natal. Em vez de trigo, o tabule leva quinoa, damasco e lentilha. Já o moghrabieh, que lembra um cuscuz com grãos maiores, ganha jeito de salada, com confit de pupunha, alho-poró e cogumelos. Mas é uma salada com ares festivos.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 18/12/2014

Ficou com água na boca?