Paladar

Comida

Comida

Ceia de Carlos Siffert: Cosmopolita, mas com coco e banana

A ceia de Carlos Siffert usa referências de outras culturas, porém o resultado tem cara de Natal à brasileira

17 dezembro 2014 | 17:38 por redacaopaladar

FOTO: Roberto Sebá/Estadão

Stuffing, blinis e salmão curado… As receitas da ceia de Natal do chef Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia, carregam sotaques de diferentes cantos do mundo. Mas o chef tratou de aclimatá-los, adotando aqui e ali ingredientes como banana, abacaxi, coco e jabuticaba – que dão ares tropicais à festa, adaptando a festa ao clima.

O tradicional peru assado é preparado com uma vinha d’alhos, espécie de marinada de origem portuguesa, em que a carne fica submersa em vinho e alho por horas antes de ir ao forno. Para acompanhar, o chef faz um molhinho nada tradicional, combinando acerola, jabuticaba e blackberry.

Agenda: programe-se

Bebidas: para um Natal pleno de harmonia

Receitas:

Arroz de bacalhau com brócolis

Blinis de mandioquinha

Salmão curado com erva-doce

Peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola

Farofa de pão (stuffing)

O stuffing que os americanos usam para rechear ou acompanhar assados virou tradição da família Siffert desde que os pais do chef moraram nos Estados Unidos. Só que o chef tratou de tropicalizar a receita. Acrescentou coco, abacaxi seco e banana-passa aos cubinhos de pão – e deixou o conjunto irresistível. O chef serviu esse recheio à parte, mas ele se presta bem como recheio do peru.

Já imaginou curar o próprio salmão? Carlos Siffert ensina a preparar um gravlax, que depois de pronto é servido com blinis – mas o preparo não é exatamente o que se faz tradicionalmente na Rússia: a massa do chef leva mandioquinha.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 18/12/2014

Ficou com água na boca?