Paladar

Comida

Comida

Claude Troisgros recebe prêmio pelo conjunto de sua obra

Chef francês a frente do Olympe, no Rio, ganhou o Diners Club Lifetime Achievement Award, que faz parte da premiação do 50 Best América Latina

23 agosto 2016 | 14:13 por Redação Paladar

O chef Claude Troisgros é o vencedor deste ano do Diners Club Lifetime Achievement Award, prêmio que homenageia sua carreira e seu legado para a gastronomia. O título é concedido pelos organizadores do 50 Best da América Latina - é o primeiro de uma série de honrarias que compõem a premiação, a ser realizada no dia 26 de setembro na Cidade do México.

O chef francês, que vive no Brasil há 37 anos, comanda, ao lado do filho Thomas, o restaurante Olympe - eleito 23º melhor restaurante da América Latina pela mesma premiação em 2015 - fica no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Claude Troisgros comanda há mais de 30 anos o premiado Olympe, agora nas mãos de seu filho Thomas.

Claude Troisgros comanda há mais de 30 anos o premiado Olympe, agora nas mãos de seu filho Thomas. Foto: Divulgação

De uma família de conceituados chefs na França, seu pai é o célebre Pierre Troisgros, um dos pais da nouvelle cuisine. Claude chegou ao Rio em 1979 para comandar o Le Pré Catalan. Logo se apaixonou pela cidade, se casou, abriu seu próprio restaurante e não voltou mais para seu país natal. Desde então, ganhou destaque devido à sua cozinha marcada pelo uso das técnicas francesas com ingredientes brasileiros, sendo um dos pioneiros na alta gastronomia no Brasil. 

Ficou com água na boca?

O prêmio visa celebrar e reconhecer a contribuição, a originalidade e o legado da carreira de um chef. Nas edições anteriores do Lifetime Achievement Award da América Latina, realizado desde 2013, foram premiados os chefs Enrique Olvera, do restaurante Pujol no México; Alex Atala, do D.O.M.; e Gastón Acurio, do Astrid y Gastón, no Peru.

Nas próximas semanas também serão divulgados os outros prêmios especiais do 50 Best América Latina, entre eles os prêmios de Melhor Chef Mulher (que em 2015 homenageou a chef carioca Roberta Sudbrack) e Chef Revelação do Ano.

Ficou com água na boca?