Paladar

Comida

Comida

Cogumelos nativos colhidos por ianomâmis agora na sua casa

Cogumelos da floresta amazônica passam a ser vendidos no Mercado de Pinheiros, em São Paulo

01 junho 2016 | 16:15 por Redação Paladar

Cogumelos nativos da floresta amazônica colhidos pelo povo indígena Sanöma, um subgrupo dos ianomâmis, passaram a ser comercializados em São Paulo no último mês a partir de uma parceria entre os institutos Socioambiental (ISA) e Atá.

É um mix com mais de dez espécies que brotam nas florestas do extremo oeste de Roraima e que fazem parte da dieta dos Sanöma. São vendidos secos com exclusividade pelo box Amazônia do Mercado de Pinheiros, em duas embalagens: inteiros (R$ 15, 15g) ou em pó (R$ 15, 30g). Todas as vendas serão revertidas às comunidades produtoras.

Mix com mais de dez espécies de cogumelos, que fazem parte da dieta dos índios Sanöma.

Mix com mais de dez espécies de cogumelos, que fazem parte da dieta dos índios Sanöma. Foto: Rubens Kato|Divulgação

Além do Atá e do ISA, que desenvolve um trabalho de pesquisa há quatro anos com os ianomâmis, o projeto dos cogumelos também contou com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa, em Manaus), o Instituto Botânico (em São Paulo) e o restaurante Banzeiro, de Manaus, do chef Felipe Schaedler.

Schaedler e a pesquisadora Noemia Ishikawa participam juntos de outro projeto envolvendo cogumelos amazônicos, o raphanica, cuja primeira colheita foi feita no ano passado após cerca de três anos de estudos.

Mix de cogumelos secos são vendidos exclusivamente no box Amazônia do Mercado de Pinheiros.

Mix de cogumelos secos são vendidos exclusivamente no box Amazônia do Mercado de Pinheiros. Foto: Cláudio Tavares|Divulgação

SERVIÇO

Mercado de Pinheiros, box Amazônia/ Mata Atlântica

R. Pedro Cristi, 89, Pinheiros

Horário de funcionamento: 8h/18h (fecha dom.)

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.