PUBLICIDADE

Comida

Com vocês, os novos baianos

O anfitrião, Beto Pimentel

Com vocês, os novos baianosFoto:

Os chefs Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, Edinho Engel, do Amado e o franco-baiano Marc Le Dantec se reuniram em Salvador para dar conta de uma missão delicada: experimentar uma mesa farta de sorbets de seriguela, mangaba, jenipapo, coco, especiarias… e escolher os sabores que virão compor os workshops e os jantares que os novos baianos farão durante o Paladar – Cozinha do Brasil.

Para a mesa redonda soteropolitana ficar completa, só faltou o chef Paulinho Martins, o “novo baiano” especialista no terroir de Ilhéus. Paulinho perdeu uma reunião animadíssima, praxe, aliás, quando Beto é o anfitrião.

 

Mestre em desvendar usos e inventar receitas para os milhares de frutos cultivados em seu imenso pomar, Beto se entusiasma genuinamente ao falar de tudo o que ainda há para ser descoberto em matéria de ingrediente: “Esse não é um País, é um continente”, ufana-se.

E o que você vai trazer para São Paulo, Beto? “Tem tanta coisa diferente para mostrar…, mas a gente não pode ser egoísta, vou deixar o licuri (um tipo de coquinho) para o Edinho”, diz rindo.

PUBLICIDADE

Os três chefs contam que têm-se divertido muito com os preparativos, mas a expectativa para o evento é grande. “Estamos bem ansiosos para mostrar as novidades. Tenho a impressão que as pessoas estão se cansando da Amazônia, então agora é a hora da Bahia mostrar sua gastronomia”, diz Le Dantec. “Vamos colocar a Bahia para arrebentar”, promete Edinho Engel.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE