Paladar

Comida

Comida

Comilança de arroz

Foto: Filipe Araújo/AE

02 julho 2012 | 14:10 por carlaperalva

Foi pura fartura a aula que fechou o 6º Paladar – Cozinha do Brasil. Não era de se esperar menos de Edinho Engel (foto). Nem do arroz. O chef do Amado (em Salvador) e do Manacá (em Camburi), apresentou e degustou 10 tipos diferentes de arroz e serviu nada menos que oito pratos preparados com o ingrediente-coringa.

Carismático, Edinho conta que o arroz não é um alimento original do Brasil, mas foi introduzido em nossa agricultura e alimentação e, “hoje, junto com o feijão (que foi tema de sua aula no ano passado), forma o duo da cozinha nacional”. Para a aula, o chef escolheu apenas grãos plantados no Brasil. Provou diversas marcas de cada tipo de arroz e selecionou a que mais o agradou.

Um a um, foi degustando junto com os participantes 10 tipos de arroz: branco longo tipo 1 (o que costumamos comer em casa todos os dias), tipo gohan (japonês, muito usado para a preparação de sushis), de jasmin (aromático e suave), tipo moti (também japonês, rico em amido e usado na feitura de doces), mini arroz branco, mini arroz integral, integral cateto (“o arroz por excelência), arbóreo integral, vermelho e preto.

“Arroz tem pouca proteína, é puro carboidrato. Eu adoro. Há quem seja viciado em doce… eu sou assim com arroz. Adoro!”, conta Edinho.

FAPAL7883_INTER.jpg

Galinhada. Foto: Filipe Araújo/AE

Ficou com água na boca?

Degustados os diferentes tipos de arroz, que vieram os pratos: bolinho de arroz integral com gergelim branco e cebolinha; salada de arroz integral com castanhas; arroz de jasmin com lagosta; risoto de javali com arroz arbóreo integral, galinhada com cúrcuma e arroz branco tipo 1 e arroz de puta rica (com fraldinha, carne de sol, linguiça, carne de fumeiro e legumes). Para fechar, duas sobremesas: arroz preto doce e creme brulee de arroz negro com acerolas.

Ficou com água na boca?