Paladar

Comida

Comida

Como calcular a quantidade de comida para uma festa

Vai receber em casa para as festas do final de ano e não sabe por onde começa? Preparamos um manual com tudo o que você precisa saber para organizar a sua festa, e não tinha para quem perguntar.

09 dezembro 2015 | 19:39 por redacaopaladar

Antes de definir o cardápio, faça a lista de convidados, pois, dependendo do número de pessoas, algumas opções de menu são inviáveis. Não invente, por exemplo, de empratar a comida se tiver 50 convidados – deixe missões como esta para profissionais especializados.

No seu caso, a ordem é simplificar. Para definir o cardápio leve em consideração o horário da festa e saiba que no almoço as pessoas comem mais.Além de ter mais apetite durante o dia, almoços são mais longos, portanto, reforce a quantidade. Outra consideração importante: é mais fácil acertar na conta quando há um prato só. É que, se tiver mais, os convidados vão querer experimentar os outros também. O problema é que, se você dobrar a quantidade, vai sobrar muita comida. Então, aumente apenas 30% na conta geral.

Ficou com água na boca?

É impossível agradar a todos, mas faça sua parte, como ensina a banqueteira Neka Menna Barreto, “é preciso atenção ao gosto e aos costumes do convidados”. Tem opção para quem não come carne? Algum prato de mais fácil aceitação? A dupla do Buffet Fasano, Andrea Fasano e Patricia Filardi, dá a dica: fuja dos sabores muito marcantes nos pratos e do cardápio muito excêntrico.

Ilustração: Carlinhos Müller/Estadão

PARA SERVIR APENAS UMA MASSA:

Massa recheada = 200g por pessoa e 200 ml de molho por pessoa (ou 1 litro de molho para cada 1 kg de massa)

Massa seca = 100g por pessoa (depois de cozida, o peso aumenta) e 250 ml de molho por pessoa (a massa seca pede mais molho que a recheada)

MASSA + PROTEÍNA (CARNE, AVE OU PEIXE):

Massa = 120g por pessoa

Proteína = 180g por pessoa

AVE, PEIXE OU CARNE + GUARNIÇÕES:

Proteína = 200g

Guarnição total = 160g por pessoa (distribuídos entre as diferentes opções)

Farofa = 60g por pessoa

Arroz cru = 40g por pessoa

Mais da calculadora Paladar:

+Sobremesa

+Bebida

+Gelo

+Churrasco

+Manual dá dicas de como fazer uma festa em casa

Ficou com água na boca?