Paladar

Comida

Comida

Como congelar jaca

Na primeira edição deste ano, o Paladar veio com um grito incentivador: meta as mãos na jaca! Abrimos a fruta, contamos histórias, indicamos receitas, mas uma dúvida ainda ficou no ar: como conservar a jaca caso não você não possa consumi-la de imediato ou não dê conta de terminar a fruta que pode chegar a ter mais de 10 quilos.

15 janeiro 2013 | 15:15 por carlaperalva

O leitor Emmanuel Publio Dias, então, nos perguntou: dá para congelar? É dele essa jaca de 10 kg aí de baixo. Ele a ganhou de um primo, direto da fazenda, e estava animado a testar algumas receitas, mas ficará uma semana viajando, daí a dúvida. Como não perder a fruta?

FOTO: Emmanuel Publio Dias/Reprodução

E quem responde é a nossa colunista Neide Rigo:

“Dá pra congelar a jaca, sim. É só tirar os gomos, extrair as sementes (que podem ser cozidas e também congeladas) e espalhar sobre uma assadeira. Congela até os gomos ficarem bem duros, embala e conserva por meses. Os gomos ficarão como sorvetes. Podem ser tirados do freezer e comidos diretamente, pois o excesso de açúcar preserva a maciez.”

Foi para a cozinha e surgiu alguma dúvida? Mande para a gente!

 

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.