Paladar

Comida

Comida

Como limpar e cortar peixes em filé e em posta em casa

Saiba como escolher o peixe mais fresco e aprenda a limpá-lo e cortá-lo em filé e em posta; confira o passo a passo em vídeo

04 julho 2016 | 19:35 por Renata Mesquita

Pode parecer assustador comprar um peixe inteiro e prepará-lo - da limpeza à panela - em casa. Mas, quando o assunto são pescados, uma regra é sempre certa: quanto mais fresco melhor. Então, se quiser se aventurar (e, assim, ter incontáveis possibilidades de preparo em casa), siga as nossas dicas.  

Como escolher, limpar e cortar peixes

Espalmar o peixe (tirar as escamas), limpar as vísceras e cortar a carne é mais simples do que se imagina. Fazer isso em casa permite que o peixe seja utilizado por inteiro, sem desperdício, além de garantir uma carne muito mais fresca do que aquela comprada na bandejinha já em postas ou em filés.

Se engana quem pensa que a casa vai ficar com cheiro desagradável. Como ensina a peixeira Maria Eunice dos Santos, d'A Peixaria, peixe fresco não tem odor forte - inclusive, esse é um dos fatores que você deve levar em conta na hora de comprar.

Ficou com água na boca?

Outra dica ouro para a hora da compra: sempre pergunte ao peixeiro quais são os peixes da estação. Nem todo peixe está disponível o ano inteiro - a tainha, por exemplo, está em alta nos mercados entre os meses de maio e junho. Se o peixe que você tinha em mente não estiver disponível, vale também pedir sugestões de substituição, pois há diversos pescados menos "populares" que oferecem muito sabor e com preços mais acessíveis. É o caso do queridinho robalo, que pode ser substituído pela marisqueira, de preço mais em conta e carne muito parecida. A sororoca é outra sugestão na hora de substituir o atum para o preparo do sashimi - a carne é saborosa e tenra.

Caso não vá consumir o peixe todo na data da compra, sem problemas: após limpo e bem embalado, o peixe fresco pode ficar até um mês no congelador sem perder as suas propriedades.

A peixeira Maria Eunice dos Santos trabalha com Cauê Tessuto, dono d'A Peixaria, que fornece peixes frescos para alguns dos principais restaurantes da cidade (ele mesmo busca os peixes na praia no dia em que são pescados). No vídeo acima, ela aponta o que deve ser observado na hora da compra para garantir um pescado super fresco e ensina como abrir e cortar peixes em filé e em postas.

Sugestões de receitas

O preparo deixamos com você, mas, se precisar de inspiração, confira esta seleção de receitas com diferentes peixes.

 

  Foto: Roberto Seba|Estadão

Ficou com água na boca?