Publicidade

Publicidade

Comida

Conservas para enriquecer a cozinha

Conservas para enriquecer a cozinhaFoto:

Um cheiro agridoce, lembrando açúcar e vinagre, invadiu o auditório pouco depois de Carla Pernambuco, chef do Carlota e do Las Chicas, começar a apresentação de sua aula sobre conservas. Ela preparou cinco receitas, para demonstrar cinco maneiras diferentes de conservar: compota de mirtilo, confit de sobrecoxa de frango, chutney de dois tomates, relish de pepino agridoce e marinada de fraldinha.

FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

Enquanto cozinhava, a Carla dividia suas experiências à frente de duas cozinhas com o público. Falou de produtores e de seus ingredientes, como os mirtilos que vêm de São Francisco Xavier e a linguiça de Bragança, enriquecida com provolone e rúcula.

+ ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Carla lembrou também que a preservação, objetivo original das conservas, não existe mais. Assim, a razão para fazer conservas é outra: enriquecer a cozinha.

PUBLICIDADE

As receitas preparadas pela chef se transformaram em dois sanduíches abertos disputados, que foram provados pelos participantes. Um levava fraldinha marinada com chutney de dois tomates, e, o outro, confit de sobrecoxa de frango com relish de pepino. Para sobremesa, iogurte de compota de mirtilo. Quem ainda ficou com fome (ou curioso) podia também passar na barraca do Clementina, nova empreitada de Carla, que a chef lançou n’ O Mercado Paladar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE