Paladar

Comida

Comida

Cozinha caipira surpresa

Por Natháliia Butti

29 julho 2011 | 22:07 por lucineianunes

Quem abriu a pasta da aula ” Cozinha Caipira Revista” esperando encontrar as receitas que o público do Paladar – Cozinha Brasil recebe habitualmente, teve uma surpresa: duas folhas em branco. O casal de chefs Janaína e Jefferson Rueda, com ar de mistério, explicou aos ouvintes que a degustação seria às cegas, só dariam as receitas no final do workshop.

O primeiro prato que apresentaram foi o ‘Lambari às Margens do Rio Pardo’. Jefferson divertiu o público ao justificar sua criação. O molho do lambari, preparado com carcaça de peixe, devia lembrar o Rio Pardo, então ele adicionou shoyu e suco de gengibre para escurecê-lo. Já que o rio é cercado por pedras, aproveitou a deixa “Batata doce é algo que não pode faltar na cozinha caipira” –  decidiu usá-la na guarnição. Depois, usou uma máquina japonesa para fazer batatas fritas comuns em formato de rede.

A segunda receita foi o “Macarrão de domingo” e, após a degustação, os chefs propuseram que a platéia acertasse o ingrediente da massa. Arriscaram cebola, batata e até tubérculos, mas a revelação surpreendeu: “nossa massa é feita de toucinho!”

Por fim, a vovó Cida, avó de Jefferson, ensinou como fazer petit fours e Janaína terminou a degustação preparando deliciosos canudinhos de doce de leite. As receitas, tão aguardadas quanto as sobremesas, foram finalmente entregues aos participantes.

Ficou com água na boca?

Além do blog do Paladar, você também pode acompanhar as aulas do Paladar – Cozinha do Brasil pelo Twitter, Facebook e ver fotos no Instagram do Paladar (programa de fotos do iPhone).

Ficou com água na boca?