Paladar

Comida

Comida

Crônicas do país das bananas

Você sabia que o pão francês é, na verdade, brasileiro? E o arroz de braga, preparado com frango caipira, paio, linguiça, bacon e repolho, não é servido em Braga ou qualquer outra parte de Portugal? A receita é uma invenção brasileira do início do século 20 – improvisada pelo dono de um restaurante em Santos, no litoral paulista, chamado Braga. O prato fez tanto sucesso na época que foi replicado por outras casas da Baixada e da capital.

25 junho 2014 | 20:06 por lucineianunes

Essas e outras histórias de pratos populares de nosso receituário são contadas no livro O País das Bananas – Crônicas e Receitas Brasileiras (Companhia Editora Nacional), do jornalista J. A. Dias Lopes, colunista do Paladar e diretor de redação da revista Gosto. Os textos, publicados nos últimos dez anos no Brasil e em Portugal, percorrem deliciosas viagens na história da gastronomia de norte a sul do País.

Da banana à mandioca, do acarajé à feijoada, do pudim de leite ao bolo de rolo (veja a receita), a obra alimenta o leitor com tradições populares, pratos típicos e modismos – como o famoso petit gâteau feito pela primeira vez no Brasil pelo cozinheiro francês Erick Jacquin, em 1994, e hoje tão difundido país afora.

FOTO: Reprodução

Ficou com água na boca?

O País das Bananas – Crônicas e Receitas Brasileiras

Autor: J. A. Dias Lopes

Editora: Companhia Editora Nacional (360 págs)

Preço: R$ 54,90

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 26/6/2014

Ficou com água na boca?