Paladar

Comida

Comida

Encontro mundial do Slow Food prega o 'querer bem à Terra'

Nova edição do Terra Madre Salone del Gusto, na Itália, traz à mesa discussões sobre a preservação do meio ambiente através dos alimentos

23 setembro 2016 | 15:25 por Redação Paladar

Vai até o próximo dia 26 a 11ª edição do Terra Madre Salone del Gusto, na Itália. O evento, bianual, é organizado pelo movimento Slow Food e reúne produtores, cozinheiros e especialistas da alimentação de todos os cantos do planeta. Durante cinco dias, são realizadas diversas atividades simultâneas espalhadas por locais históricos de Turim, cidade que recebe o evento desde 1996, quando foi criado. São aulas, fóruns, conferências e worshops, além de jantares preparados por chefs de do mundo todo.   

Uma das grandes atrações é o Mercado, que reúne pequenos produtos de comidas e bebidas artesanais de mais de 50 países, permitindo a troca de experiências entre eles e os visitantes do evento. 

 

  Foto: Fernando Angeoletto estadão

Este ano, o Brasil será representado por uma delegação de 40 pessoas, um misto de produtores, agricultores e ativistas do movimento Slow Food de diferentes regiões do País. Produtos brasileiros como umbu, maracujá da Caatinga, licuri, catanha de baru, cacau da Bahia e mel de abelhas mandaçaia da Caatinga também poderão ser encontrados no grande mercado. Esses ingredientes são considerados Fortalezas por fazerem parte do projeto do Slow Food que protege e divulga produtos e métodos de preparo (são mais de 500 Fortalezas no mundo todo). 

Ficou com água na boca?

O tema central da edição deste ano é "Amando a terra". A ideia, de acordo com os organizadores, é ensinar as pessoas a valorizar e cultivar a terra com amor, preservando o meio ambiente e o nosso planeta. Serena Milano, Secretária-Geral da Fundação Slow Food para a Biodiversidade, explica a escolha do tema: “Cuidar do meio ambiente e do planeta onde vivemos é uma das questões mais importantes de nossos tempos e uma obrigação para todos aqueles que trabalham com os alimentos."

Estão confirmados para as atividades da feira nomes como Alice Waters, chef e ativista americana que irá falar sobre com as hortas estão desencadeando uma verdadeira revolução urbana, e o chefs Gaston Acúrio, do Peru, e Michel Bras, francês.

SERVIÇO  

Terra Madre Salone Internazionale del Gusto

Onde: Turin, Itália

Quando: de 22 a 26 de setembro

Mais informações: www.salonedelgusto.com

Ficou com água na boca?