Paladar

Comida

Comida

Evento propõe discutir comida além do prato

As 38 unidades do Sesc do Estado de São Paulo participarão da programação que vai até o fim do mês de outubro

04 outubro 2017 | 18:16 por Matheus Prado

Especial para o Estado

A alimentação já extrapolou o prato no Brasil e no mundo há tempos. Especialistas olham para sustentabilidade, saúde, cultura e todo o meio que envolve a gastronomia e os alimentos. E é essa a ideia que motiva o evento Experimenta! Comida, Saúde e Cultura promovido pelo Sesc para celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16).

A programação multitemática reúne nomes de referência na área e inclui palestras, oficinas, workshops e bate-papos, realizados durante todo o mês nas 38 unidades do Sesc no Estado. As atividades estão divididas em seis categorias: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; Conexão comida; Aqui se planta, aqui se come diversidade.

A colunista do Paladar Neide Rigo é uma das curadoras do evento

A colunista do Paladar Neide Rigo é uma das curadoras do evento Foto: Filipe Araújo|Estadão

Ficou com água na boca?

Comer é panc. As plantas alimentícias não convencionais, as pancs, são um dos destaques do evento e ganham programação própria com curadoria da colunista do Paladar e nutricionista Neide Rigo. “Procurei juntar pessoas que trabalham com pancs na panela e na terra, que tenham noções de cultivo, e quem começou com tudo isso, o Valderly Kinuppi.” Em sua palestra, Neide abordará frutas que podem ser consumidas mesmo antes de amadurecer, como é o caso da manga.

Lis Cereja, da Enoteca Saint VinSaint, vai liderar conversa sobre produtos locais e ingredientes brasileiros esquecidos ou marginalizados. Para a chef e sommelière, é importante levar a discussão para além da esfera alimentar. “Queremos resgatar alimentos e tradições perdidas pela produção industrial e extrapolar a parte sensorial”, afirma. Ela fala sobre a necessidade de recuperar a conexão com ingredientes, cultura e história locais.

Produção orgânica é protagonista na programação

Produção orgânica é protagonista na programação Foto: Juliana Hilal

A tendência vem sendo sentida de forma crescente. Há grande procura por ingredientes que, além de artesanais e orgânicos, tenham um lastro histórico. Uma das curadoras do evento e assistente técnica da gerência de saúde e alimentação do Sesc, Mariana Meirelles, reforça a ideia. “Queremos incentivar as pessoas a voltarem para a cozinha”, diz. 

Serviço

Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

De 2 de outubro a 1 de novembro

Em todos os Sescs do Estado de São Paulo

COMER É CULTURA: aborda a centralidade do alimento e as “substâncias imponderáveis” que estão intimamente ligadas à cultura, história e tradição de cada pessoa. Destaque para as seguintes atividades:

 

O Gosto como Experiência - com o filósofo italiano Nicola Perullo e a chef Lis Cereja. Sesc Pinheiros, nos dias 21/10 e 22/10.

Comendo Comida, Comendo Cultura – com a chef Gabriela Brucoli e o pesquisador Helio Hintze. Sesc Jundiaí, 13/10 às 19h.

 

A SAÚDE ESTÁ NA MESA: são tantos os mitos e teses em torno da comida, que muitas vezes desconsideramos o conhecimento intuitivo sobre o que é alimentação saudável. Destaque para as seguintes atividades:

 

Quem Escolhe o Que Você Come? - com a chef e apresentadora Bela Gil e a jornalista Helena Jacob. Sesc Bauru, 20/10 às 19h.

Alimentação Saudável: Você Sabe o que Comer? – com a nutricionista Camila Borges. Sesc 24 de Maio, 19/10 às 19h30.

 

AQUI SE PLANTA, AQUI SE COME DIVERSIDADE: o cultivo de plantas comestíveis em áreas urbanas aponta para a realidade de muitas pessoas sem acesso adequado a alimentos frescos. As hortas urbanas contribuem para mudar esse cenário, ao sensibilizar a população para questões ligadas a alimentação, possibilitar a reconexão com a natureza e ampliar o acesso a hortaliças frescas e o cultivo de uma variedade maior de espécies, para além do que geralmente se encontra em supermercados. Destaque para as seguintes atividades:

 

Comer é PANC - com curadoria da nutricionista Neide Rigo e participação de Mara Salles, Ana Luiza Trajano (Instituto Brasil a Gosto) e Valderly Kinuppi. Sesc Pompeia, de 5/10 a 1/11.

Vila Ambiental - agricultores irão vender alimentos e participar de discussões com a jornalista Guta Chaves, o historiador Ricardo Maranhão e a chef Tanea Romão. Sesc Vila Mariana, 28/10 e 29/10 de 11h às 18h.

 

SE ESTÁ NA ÉPOCA, TEM NA FEIRA: comprar diretamente do agricultor ou em feiras livres contribui para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades de agricultura familiar, responsáveis por 70% dos alimentos que consumimos. Destaque para as seguintes atividades:

 

Feira Agroecológica no Sesc Bom Retiro - com produtores agroecológicos do cinturão verde de São Paulo. 

Feira de Alimentos Orgânicos e Agroecológicos no Sesc Vila Mariana - promove o contato entre consumidor e produtor por meio do acesso a alimentos saudáveis, frescos, variados e da época. 

 

COZINHAR É PRECISO: cozinhar é uma forma de transmitir tradições, histórias e habilidades para futuras gerações e é também um passo importante para conquistar autonomia e saúde. Dentro desse assunto, palestras, oficinas e intervenções valorizam o diálogo entre o comer, o cozinhar e o resgate da importância dos alimentos frescos, nativos e tradicionais em nossa alimentação. Destaque para as seguintes atividades:

 

Prato Firmeza: Comida, Território e Afeto – com estudantes da Escola de Jornalismo Énois, idealizadores do guia Prato Firmeza: O guia Gastronômico das Quebradas. Sesc Campo Limpo, dias 19/10 e 20/10, de 14h30 às 18h30.

Compartilhando o Pão – série de oficinas com a curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo e os padeiros Rogério Shimura, Papoula Ribeiro (Padoca do Maní), Flávia Macula (Tøast); e Isa Tavares. Sesc Santana, de 5/10 a 27/10.

 

CONEXÃO COMIDA: comer envolve cultura, economia, biologia, psicologia, meio ambiente, geografia, politica, religião. Considerar todas essas dimensões é importante para construirmos uma consciência crítica sobre nossas práticas alimentares. Destaque para as seguintes atividades:

 

Comer Pra Quê? - bate-papo com integrantes do movimento busca a mobilização dos jovens em torno da alimentação saudável. Sesc Santo André, 17/10 às 14h.

Sabores que Nascem - série de encontros que incluem nomes como os agricultores Patrick Assumpção e David Ralitera, a jornalista Alilin Aleixo e os chefs Bel Coelho, Angelita Gonzaga e Paulo Machado. Sesc Consolação, de 18/10 a 25/10.

Programação completa: sescsp.org.br/experimenta

Ficou com água na boca?