PUBLICIDADE

Comida

Feijoada tecnopop

Por Danilo Nakamura

Feijoada tecnopopFoto:

Aplausos do início ao fim. Helena Rizzo desconcertou até a crítica Anissa Helou, do Observer, com suas “feijoada tecnopop” e “jabuticaba de sobremesa”. Mostrando muita precisão e domínio das técnicas espanholas de Vanguarda (Helena trabalhou no Celler de Can Roca), a chef do Maní provou que a cozinha brasileira não precisa de reinvenção para ser contemporânea.

Helena apresentou sua versão de feijoada utilizando a receita mais tradicional, sem fusão de sabores ou novos ingredientes. Com uma pegada “pop”, como ela mesma cita, processou o caldo do cozimento, utilizou a técnica de esferificação inversa (em que o alginato se gelifica em torno das esferas) e produziu miniesferas de feijão. O prato ainda leva farofa de castanha-do-pará, couve crocante, cubinhos de paio e laranja.

Por fim, Helena expôs sua jabuticaba sem caroço (também por esferificação inversa), mas dessa vez com um purê de jabuticaba – as esferas são servidas com montinhos de creme de gengibre, brownie de chocolate branco, calda de jabuticaba e flores.

Ambos os pratos estão disponíveis no menu degustação do Maní, porém a jabuticaba somente na época da fruta.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE