Publicidade

Publicidade

Comida

Honestidade camponesa

por Danilo Nakamura

Honestidade camponesaFoto:

Num cantinho bucólico da Catalunha, onde o cheiro das trufas se confunde com o dos outros 25 cogumelos locais, está o Els Casals, um pequeno restaurante-pousada com raízes na cozinha camponesa e uma estrela no Guia Michelin. De lá, vieram os irmãos Oriol e Miguel Rovira, respectivamente chef e agricultor do Els Casals (“O Casarão”, em catalão) – que ainda conta com mais dois irmãos (também agricultores), suas quatro mulheres e a matriarca da casa.

Em sua palestra para o Paladar – Cozinha do Brasil, os irmãos enfatizaram a busca pelo produto perfeito. Exemplificaram com ingredientes que trouxeram na mala, todos feitos na propriedade da família: a sobrasada (embutido de porco e páprica picante) é tão artesanal que o porco não só é criado por eles, como a comida que utilizam na alimentação dos suínos também é plantada e produzida lá – o mesmo vale para a páprica. “Precisamos saber o que nossos animais comem. É obviamente mais fácil comprarmos ração, mas temos uma filosofia que chamamos de ‘rastreabilidade da alimentação’”, explicou Oriol. O cuidado é tamanho, que o restaurante cozinha oito tipos diferentes de refeições para atender às criações de porco, frango e boi em diferentes estágios de vida.

 

Quando indagados sobre o reconhecimento do Guia Michelin, os irmãos Rovira fizeram questão de dizer que, apesar da surpresa, o prêmio não mudou o público, a proposta de cozinha, a filosofia da casa e, muito menos, os preços. “São os mesmos produtos que usamos, afinal de contas”, argumentou Miguel. Aliás, não são poucos: 85 produtos autóctones compõem a tabela anual do Els Casals – inclusive um minitomate japonês que está em fase de adaptação nas terras catalãs e tem sua primeira colheita prevista para julho.

Ao final, aplaudidos e ovacionados, convocaram todos a provarem a sobrasada, e quase não sobrou para a foto.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE