PUBLICIDADE

Comida

Lévi-Strauss 1908-2009

A morte do mais famoso antropólogo remexe assuntos da gastronomia. Lévi-Strauss investigou hábitos alimentares em tribos indígenas, na sua famosa passagem pelos “Tristes Trópicos” (quando morou em São Paulo) colocando no jargão a dicotomia que nos concerne, de cru e cozido, como instâncias civilizatórias e de clivagem social.

Lévi-Strauss 1908-2009Foto:

Na verdade estas categorias eram meramente instrumentais na construção (ou busca) de constantes -estruturas- que estariam presentes na experiência humana como um todo. Suas teorias foram caindo em veloz desuso, pelo uso algo mecânico e forçado do que resultava das pesquisas de campo. Afinal, achamos o que buscamos.

Sem dúvida teve importância grande, sem ele investigações mais reais e interessantes como as de Michel de Certeau sobre a vida quotidiana não teriam sido possíveis. Mas, com todo o respeito ao maître-penseur desaparecido, o estruturalismo já tinha desaparecido téoricamente bem antes da morte do pensador.

Agora, além de prantear o humanista, cabe continuar a crua autópsia de sua obra, trabalho incessante da filosofia. Homenagens ao pioneiro e discussão do que escreveu, legado intelectual é só este. Palavras.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE