Paladar

Comida

Comida

Livro dá dicas e reúne receitas para se chegar ao bolo perfeito

A confeiteira Joyce Galvão lança na próxima semana 'A Química dos Bolos' com mais de 30 preparos, que vão além do básico e apresentam os segredos e fórmulas (químicas) para alcançar a fofura ideal

08 novembro 2017 | 20:03 por Renata Mesquita

Bolo tem associação direta com a cozinha caseira, da mãe, da avó. Pode ser de cenoura com calda de chocolate, fubá ou o famoso “de nada”, que vai muito bem com tudo. Mas por trás de toda fatia fofinha que sai do forno e espalha o cheiro pela casa existe um universo menos romântico: o das fórmulas químicas, das equações de ingredientes, essenciais para que qualquer bolo pare de pé.

Bolo de castanha baru com rapadura

Bolo de castanha baru com rapadura Foto: Joyce Galvão

No seu primeiro livro, A Química dos Bolos, a confeiteira Joyce Galvão desvenda este universo delicado da confeitaria. Por meio de mais de 30 receitas divididas em cinco capítulos, Joyce mostra a importância de cada passo e explica o porquê de cada etapa de uma receita. Antes de apresentar qualquer fórmula, o livro oferece informações essenciais para o sucesso de um bolo (ovos sempre frescos, ingredientes em temperatura ambiente) e até como calcular o tamanho da fôrma de acordo com a receita – não é simples, você pode pular essa parte, mas se um dia precisar, está lá.

Já no primeiro capítulo, Feito pelas Próprias Mãos, a confeiteira apresenta receitas de bolos que não pedem nada além de uma tigela e um batedor de arame (o fouet), como um bolo de iogurte e o brownie clássico, e ainda traz explicações sobre a função do bicarbonato de sódio e como balancear receitas. No capítulo seguinte Segredos do Liquidificador, bolos rápidos e mais alguns segredos – como deixar crocante a calda de chocolate do bolo de cenoura, o papel do óleo na fórmula do bolo de milho. O livro segue com o capítulo de bolos fofos (Tão Leve Quanto a Nuvem) e o segredo para tal, como o chiffon de canela com doce de leite. Os capítulos finais se dedicam aos bolos amanteigados (Para Desmanchar na Boca), receitas, como o atraente bolo de banana caramelada, e por fim bolos especiais para a confeiteira. 

Ficou com água na boca?

+ RECEITA: Bolo de baru com rapadura de Joyce Galvão 

Mas não pense que este é um livro didático, apenas para confeiteiros profissionais, é uma obra para ter na cozinha de casa,– com belas fotos ( feitas pela própria Joyce) e receitas básicas, e outras inventivas, que podem se encaixar em diferentes momentos da vida. 

 

  Foto: Reprodução

A Química dos Bolos

Autor: Joyce Galvão

Editora: Companhia de Mesa (284 páginas, R$ 124,90)

Ficou com água na boca?