Paladar

Comida

Comida

Livro de Thiago Castanho é um guia afetivo da cozinha brasileira

Está chegando às prateleiras Cozinha de Origem, primeiro livro de Thiago Castanho, dos restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque em Belém.

14 maio 2014 | 22:05 por patriciaferraz

Integrante de uma geração de chefs que está transformando a cozinha brasileira com base na valorização dos produtos regionais, da ligação com produtores e da reinvenção das tradições, Thiago fez um livro que tem a graça de misturar suas histórias e receitas “de perspectiva amazônica” às histórias e receitas de cozinheiros que ele admira. A obra acaba sendo um guia afetivo dos restaurantes comandados por essa nova geração.

Batata-doce. Com manteiga de garrafa. FOTOS: Divulgação

As receitas vão do croquete de bochecha de boi de Janaina e Jefferson Rueda ao tiramisú de bacuri de Felipe Castanho. Tem feijoada, barreado, moqueca. E farofas, arrozes, paçocas, pimentas, manteigas – de aviú, cumaru, cacau.

Ficou com água na boca?

Escrito em parceria com a jornalista Luciana Bianchi, Cozinha de Origem traz também um glossário de ingredientes típicos, que vai do açaí ao urucum – passando pela pratiqueira, uma classe de peixes que inclui 18 espécies muito consumidas no Pará. Além disso, há também uma lista de endereços de lojas e mercados espalhados pelo País em que se pode encontrar os produtos regionais citados nas receitas.

Cozinha de Origem

Autores: Thiago Castanho e Luciana Bianchi

Editora: Publifolha (256 págs.; R$ 59,90)

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 15/5/2014

Ficou com água na boca?