Paladar

Comida

Comida

Livro 'Pão Quente' reúne receitas e conta a história de uma padaria social

Lançamento da americana Jessamyn Rodriguez em português, publicação traz receitas de pães do mundo todo e percorre a história de um negócio social que atende mulheres imigrantes

31 maio 2017 | 20:13 por Renata Mesquita

Pão Quente, da americana Jessamyn Rodriguez, é um livro de receitas, sem dúvidas. Afinal são mais de cem delas, de pães do mundo todo, do centeio americano ao naan, pão chato indiano. E ainda inclui dicas e truques de técnicas e equipamentos. Um livro culinário completo, que deixa o leitor confiante para testá-las.

Mas muito mais que aprender a preparar qualquer um destes pães, este livro apresenta a história de um projeto de vida que deu certo. A autora sequer era uma padeira de profissão há até poucos anos. Depois de trabalhar com advocacia de imigração, Jessamyn buscou algo que unisse sua vontade de empreender em um negócio que ajudasse mulheres imigrantes com sua paixão por comida.

Dos fornos da Hot Bread Kitchen saem pães e histórias do mundo todo

Dos fornos da Hot Bread Kitchen saem pães e histórias do mundo todo Foto: Jennifer May|Divulgação

Foi então que decidiu aprender a fazer pães, técnica que já tinha certa familiaridade desde a infância. Fez alguns cursos, e foi trabalhar com Mark Fiorentino, da padaria do restaurante Daniel, do chef Daniel Boulud.

Em 2007 nasceu a Hot Bread Kitchen, uma padaria no East Harlem de Nova York, onde por trás das focaccias e chalás preparadas todos os dias, uma missão prevalece: capacitar e empregar mulheres imigrantes de diferentes culturas. E foi delas que nasceram as receitas servidas na padaria. 

As histórias dessas mulheres são contadas ao longo da edição, ao lado de suas receitas autênticas, passadas de geração em geração. É o caso da tortilla da mexicana Nancy Mendez, que na infância aprendeu vendo sua avó prepará-las todos os dias para sua família e, antes de chegar à Hot Bread Kitchen, não via valor naquela tradição. Hoje, as tortillas de Nancy estão entre as melhores de Nova York.   

Tal variedade de culturas transforma o livro, que chega às lojas no Brasil na próxima semana (9), em uma viagem ao redor do mundo. Ele é dividido em capítulos de acordo com os tipos de preparo: dos pães chatos (chapati, lavash), passando pelos clássicos (ciabatta, filão) e os recheados (byrek, empanadas) até chegar em um capítulo final que dá receiats do que fazer com as sobras de pão. 

As receitas não param nos pães: uma variedade de outros preparos típicos aparecem permeando o livro, como currys e pastas, e granolas. O que não falta é inspiração para fazer cada uma das receitas deste livro de histórias. 

 

  Foto: Divulgação

PÃO QUENTE

Autor: Jessamyn  Rodriguez 

Editora: Companhia de Mesa (304 págs, R$ 109,90)