Paladar

Comida

Comida

Maltby Street Market: sem cilada turística (ainda)

De Londres

03 dezembro 2014 | 19:03 por joseorenstein

Já faz um tempo que Londres deixou de ser o túmulo da gastronomia, com seus fish and chips ultrapesados. Tanto tempo que até o que era um canto reservado aos locais para comer bem e comprar produtos frescos já virou cilada turística: experimente ir ao Borough Market num sábado de razoável sol – o tanto que Londres permitir. Por lá, é alto o risco de tomar um pisão no pé, uma mapada na cara e penar para conseguir forrar o estômago decentemente em meio à balbúrdia.

Mas o sol saiu, afinal: não desanime. A 20 minutos a pé do Borough Market, ou, ainda mais fácil, a pouco mais de 5 minutos de bicicleta (elas estão em todo canto da cidade, as “Boris bikes”, é bem simples alugá-las), está o Maltby Street Market, primo mais novo e mais legal e mais vazio, mas não tanto, do grande mercado londrino.

Na rua. Maltby Street Market funciona todos os sábados. FOTO: José Orenstein/Estadão

Ficou com água na boca?

Sob arcos de tijolos oitocentistas que seguram a linha de trem, em Bermondsey, um pequeno acontecimento gastronômico repete-se todo sábado, das 9h às 14h (mas sem pontualidade britânica no encerramento, que pode se estender até umas 15h, 16h). Ali, é possível comer um belo salmão defumado, um verdadeiro presunto ibérico, um farto sanduíche de falafel ou um cremoso doughnut (este de grife: feito pela St. John Bakery, do chef Fergus Henderson, que reavivou a comida londrina). O esquema por ali é de feira de comida de rua, mas com espaço para sentar, andar, comer – sobreviver!

Uns passos mais à frente, ainda sob os trilhos do trem, funcionam pequenas lojinhas de alguns dos melhores fornecedores de Londres – o local é também chamado de Spa Terminus. Por lá, pode-se tomar a excelente cerveja Kernel, feita ali mesmo, tomada ali mesmo, uma pint tirada na hora. Ou comprar um queijo da Kappacasein, laticínio que também funciona sob os trilhos do trem. Ou tomar os cafés especiais da Monmouth – e gins, sorvetes, méis, hidroméis: é bem mais vasta que uma manhã de sábado a oferta gastronômica nesse canto de Londres, o que pede uma revisita.

SERVIÇO | Maltby Street Market

Onde: Ropewalk London SE1 2HQ

Quando: Sábado 9h/14h

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 04/12/2014

Ficou com água na boca?