Paladar

Comida

Comida

Manual dá dicas de como fazer uma festa em casa

Por Renata Mesquita

09 dezembro 2015 | 19:45 por redacaopaladar

Especial para o Estado

A menos que você seja o dono de um bufê ou um cozinheiro profissional, é provável que tenha um monte de dúvidas na hora de organizar suas festas. Por mais acostumado que você esteja, nem sempre é fácil acertar na quantidade de comida e bebida – ou saber a hora de começar a gelar o vinho branco e o momento exato de cozinhar a massa e aquecer a carne. Para resolver suas dúvidas, o Paladar ouviu diversos especialistas e preparou um manual com tudo o que você precisa saber e não teria para quem perguntar.

Não é uma ciência exata e tudo depende do estilo da festa, do perfil dos seus convidados e, é claro, do seu bolso. Portanto, a primeira regra é o bom senso. A quantidade de cerveja que você precisa gelar para um churrasco após o jogo de futebol é bem diferente da que precisará para o happy hour com as amigas. Se o espumante for servido a noite toda ou só para o brinde, a quantidade muda muito. E, se for servir várias bebidas, a conta também muda.

Rosbife para 20? A massa é o prato principal ou o único? É mais fácil estimar a quantidade de um prato só do que de três ou quatro na mesma mesa. Vai fazer um churrasco? Paladar pode te ajudar.

Ficou com água na boca?

Mas antes de ler o manual não custa lembrar que o momento não está para desperdício – nada mais sem sentido do que jogar comida fora nos dias de hoje. Outra coisa importante: foi-se o tempo da ostentação. Festa boa é aquela que deixa felizes os convidados e os donos da casa, na mesma medida.

Ilustração: Carlinhos Müller/Estadão

Esta é uma compilação de dicas de diferentes fontes – edições anteriores do Paladar, livros, experiência própria (temos alguma!) e sugestões de especialistas: entrevistamos os banqueteiros Nina Horta, Charlô Whately, Toninho Mariutti e Neka Menna Barreto, a autora do livro Receber Sem Stress, Monica Varella, e o especialista em churrasco Dárcio Lazzarini.

Mas é o seguinte: ele não deve ser seguido cegamente. É para ser usado como um guia, um ponto de partida para seus cálculos. Não se esqueça de que quem conhece seus convidados e sabe o quanto eles comem e bebem é você.

CALCULADORA DO PALADAR - saiba como calcular quantidades de:

+ Comida

+ Sobremesa

+ Bebida

+ Churrasco

Dicas dos especialistas:

NINA HORTA

- Parece óbvio, mas é bom lembrar: não convide mais pessoas do que a sua casa comporta.

- É muito importante investir na variedade e no colorido da mesa de jantar, para atrair os olhos dos convidados.

NEKA MENNA BARRETO

- A anfitriã tem de saber respeitar seus limites para conseguir aproveitar a festa.

- Esteja atento à temperatura do ambiente e, para perfumar a casa, queime um alecrim ou esquente água e canela numa panela.

MÔNICA VARELLA

- Antecipe ao máximo as preparações. Não se arrisque com receitas novas.

- Evite fazer pratos que precisem ser desenformados.

- Valorize receitas que podem ser preparadas com antecedência.

- O que não pode faltar em qualquer comemoração é o espumante.

- Na época de festas, não vale investir muito nos aperitivos, as pessoas costumam ir a mais de um jantar na mesma noite. No máximo, monte uma mesa com torradas, nuts e patês.

ANDREA FASANO E PATRICIA FILARDI

- Invista na apresentação e aproveite o momento. Nada mais chato do que um anfitrião tenso.

- Você não precisa usar ingredientes caros. Produtos simples podem ser apresentados de maneira charmosa e elegante.

- Um menu variado agrada a maior parte dos convidados.

AH, E TEM A DICA DA EQUIPE DO PALADAR

- Para economizar nos copos e deixar a festa mais descontraída, marque as taças, amarre fitinhas ou use canetas (que saem com água), para que cada convidado guarde o copo até o fim da festa

>> Veja a íntegra da edição de 10/12/2015

 

Ficou com água na boca?