PUBLICIDADE

Comida

'New Yorker' lança edição especial sobre comida

Por Guilherme FariaEspecial para o Estado 

'New Yorker' lança edição especial sobre comidaFoto:

A edição especial sobre comida deste ano da revista The New Yorker chega às bancas norte-americanas na próxima terça-feira, dia 3, mas os textos já estão disponíveis na internet. Veja alguns dos temas que são abordados nesta Food Issue 2014.

O texto Against the grain trata da crescente tendência da população dos Estados Unidos de evitar alimentos que contém glúten. A reportagem mostra como a indústria alimentícia investe cada vez mais em produtos sem a proteína.

Em Élite Meat, é traçado um perfil de Anya Fernald, fundadora e CEO da Belcampo. Fernhald comanda a companhia que traz um novo conceito no tratamento e na venda de carnes bovinas, oferecendo cortes sofisticados e dispendiosos.

O escritor e jornalista britânico John Lanchester conta a história de como sua ele e sua mãe aprenderam a cozinhar, na crônica Shut up and eat. A partir do relato, ele explica a diferença da relação que pessoas de épocas distintas têm com a comida e o ato de prepará-la – e argumenta que precisamos parar de pensar demais sobre a comida.

Locais com cardápios sofisticados também estão presentes na revista. Os restaurantes luxuosos e a variedade dos cardápios nos grandes cruzeiros são o tema de Floating Feasts, enquanto Bakeoff trata dos famosos quitutes elaborados pelo chef francês Dominique Ansel – o criador do cronut – nas suas confeitarias em Nova York.

PUBLICIDADE

Devido à rotina atribulada, estudantes de medicina encontram dificuldades em manter uma manter uma dieta saudável. O artigo Medical Meals retrata a questão e ainda fala do curto espaço de tempo que os universitários têm para se dedicar às refeições. Quem encontrou desafios ainda maiores foi Will Machin, que em Lamb Stew narra os percalços para se alimentar em uma base militar inglesa num deserto do Iraque.

Memórias afetivas vêm à tona em Immovable Feast e Picnic in the yard. O primeiro texto trata das recordações que o escritor Chang-Rae Lee tem do refeitório da escola em que estudou, na cidade americana de Exeter. Já Jamie Joyce conta das visitas gastronômicas que fazia a seu irmão na prisão, e como as lembranças que a autora tem dele estão relacionadas à comida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE