Paladar

Comida

Comida

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Nova safra traz bons livros de receitas

Testei duas receitas dos livros de Yotam Ottolenghi e Gabriela Barretto: lançamentos para quem acha que lugar de livro de receitas é pertinho do fogão

10 agosto 2016 | 19:09 por Patrícia Ferraz

A nova safra traz dois ótimos lançamentos para quem acha que lugar de livro de receitas é pertinho do fogão. Comida de Verdade, de Yotam Ottolenghi, marca a estreia do selo Companhia de Mesa, da Companhia das Letras, que promete colocar no mercado seis títulos de gastronomia por ano.

Sou suspeita para falar do Ottolenghi, meu autor preferido para as receitas de vegetais. O chef israelense que vive em Londres, onde tem restaurantes, manteve uma coluna de cozinha vegetariana no jornal The Guardian por muitos anos (agora fala de carnes também), mas ele juntou as receitas vegetarianas em dois livros espetaculares, Plenty (meu favorito), sem edição em português, e sua continuação, o Plenty More, que está saindo no Brasil com o título Comida de Verdade. As receitas são vibrantes, propõem combinações surpreendentes e nos apresentam muitos temperos e sabores (alguns ingredientes podem ser difíceis de achar por aqui).

O primeiro livro da chef brasileira Gabriela Barretto, dona do restaurante paulistano Chou, chama-se Como Cozinhar sua Preguiça. Sai pela Melhoramentos e também celebra legumes e verduras, porém sem deixar de lado carnes e peixes. Os dois livros têm semelhança, mais no estilo dos pratos que oferecem, sem muita complicação de preparo, embora ambos usem grande quantidade de ingredientes e temperos nas receitas.

Do livro de Gabriela testei a berinjela da Luísa com tomatinhos queimados, manjericão, ricota fresca e me encantei com o dukkah, tempero egípcio em pó, feito em casa, claro, que mistura amêndoas tostadas, sementes de erva-doce e de coentro, sal e pimenta. Do Ottolenghi, escolhi o purê de raiz com cebolas braseadas no vinho.  

 

  Foto: Divulgação

COMIDA DE VERDADE

Autor: Yotam Ottolenghi

Editora: Companhia de Mesa 

(352 págs., R$ 119,90)

 

  Foto: Divulgação

COMO COZINHAR SUA PREGUIÇA

Autora: Gabriela Barretto

Editora: Melhoramentos 

(208 págs., R$ 129)