PUBLICIDADE

Comida

Novos Baianos abrem workshops

Um mineiro e um paulistano inauguraram os workshops do Paladar – Cozinha do Brasil falando de dendê. Edinho Engel, chef do Amado, em Salvador, e Paulinho Martins, à frente do restaurante homônimo, em Ilhéus, são integrantes da poderosa ala baiana do evento. Junto com Marc le Dantec e Beto Pimentel, integram o grupo gastronômico dos Novos Baianos, quarteto que vai apresentar as delícias do estado brasileiro mais atrevido de todos.

Novos Baianos abrem workshopsFoto:

A aula Novos Baianos I – Produtos do do Mar e do Sertão começou pontualmente, com cheiro de maniçoba, pescada amarela e ceviche de cacau, os três pratos apresentados pela dupla em 45 minutos (como bons baianos, amoleceram o tempo e esticaram a aula um tantinho). Edinho começou avisando que acabara de receber uma barra de 5kg de chocolate orgânico feito na Bahia – e passou a bandeja para a plateia provar.

“A Bahia tem uma complexidade de sabores enorme. Você imagina, é uma região ligada com oito estados. De um lado tem caatinga, do outro cerrado, tem a região do Paulinho, ao sul, a Costa do Cacau, e o Recôncavo baiano, o embrião, o lugar do dendê”, discursou Edinho. O dendê que trouxe da feira de Santo Amaro, onde esteve recentemente, escoltado por Mabel Velloso, atraiu atenção de Anissa Helou e Jeffrey Steingarten. Munidos de suas máquinas digitais, os célebres jornalistas chegaram perto da bancada para fotografar o dendê e as outras dezenas de ingredientes desconhecidos. Anissa adorou licuri. “Really interesting. It’s a mini coconut?”. Similar, dizem os chefs, similar.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE