PUBLICIDADE

Comida

Os melhores de 2012

Mais do que uma lista dos vencedores, o Prêmio Paladar desenha um grande cardápio, com os melhores pratos da cidade. Os vencedores da 7ª edição do prêmio receberam o prato-troféu em festa na noite de terça, em São Paulo

Os melhores de 2012Foto:

Em festa para 400 convidados, anteontem, foram anunciados os ganhadores do Prêmio Paladar 2012. O evento, que teve apresentação do ator Dan Stulbach, reuniu chefs, restaurateurs e personalidades da gastronomia de São Paulo. A novidade deste ano foi a homenagem aos 12 pratos mais queridos da cidade, como o mussaká do Acrópoles e o arroz biro-biro do Rodeio.

Os leitores do Estadão na capital, Grande São Paulo, Campinas, Santos, Arujá e Brasília receberam hoje a edição especial do Paladar em forma de revista. Com 116 páginas, a publicação traz os vencedores do 7º Prêmio Paladar, um retrato do que há de melhor nos cardápios de São Paulo no momento.

Premiados. Alguns dos chefs autores dos pratos que foram escolhidos os melhores da cidade em 2012; no total, foram entregues 17 prêmios. FOTO: JB Neto/Estadão

O Prêmio Paladar elege pratos (não restaurantes), agrupados de acordo com as tendências gastronômicas. Os resultados compõem o menu degustação de São Paulo. Neste ano, foram 60 pratos concorrentes, divididos em 8 categorias. Todos foram provados e avaliados no período de um mês por um grupo de dez jurados composto por jornalistas do Paladar, gourmets convidados e leitores escolhidos por um rigoroso processo de seleção. Todas as refeições foram pagas pelo Paladar, prática antes incomum em premiações do gênero na cidade.

Somaram-se às oito categorias principais seis blitze, provas em que um júri relâmpago percorre restaurantes degustando o mesmo prato e escolhe, ao fim da jornada, os vencedores.

PUBLICIDADE

Além dos campeões, a revista apresenta um roteiro com 1.163 pratos que podem ser provados e indicações de vinhos para acompanhá-los.

Veja aqui todos os vencedores.

Alex Atala: “O Paladar é referência e receber esse Prêmio é um reconhecimento importante para mim. O resultado de muito trabalho”.

Dupla. Erick Jacquin, vencedor nas blitze de cordeiro e terrine, e Jefferson Rueda, autor do melhor prato feito com aves

Assado gaúcho. “Senti-me honrado em competir com gente tão boa e levar o prêmio. Vibrei como se fosse um título do meu tricolor”, disse Sylvio Lazzarini, do Varanda Grill

PUBLICIDADE

Pudim. O júri popular escolheu a receita de Andrea Kaufmann, do AK Vila, que vem com doce de leite e pitada de flor de sal.

Tiramisù. Rogério Fasano, vencedor na categoria sobremesa: ‘Fomos a várias finais, estou muito contente’

>> Veja todos os textos publicados na edição de 29/11/12 do ‘Paladar’

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE