Paladar

Comida

Comida

Estes são os melhores ovos da Páscoa 2018

Confira como se saíram os 60 ovos de chocolate provados megadegustação do 'Paladar' e saiba onde comprá-los

21 março 2018 | 22:24 por Redação Paladar

A edição do Paladar que reúne os melhores ovos de Páscoa da temporada é a mais aguardada do ano – e uma das mais doces, com o perdão do trocadilho.

Neste ano, a categoria em destaque é a dos ovos produzidos com cacau de origem brasileira, que muitas marcas chamam de bean to bar – ou da amêndoa à barra. O que isso quer dizer? Que em vez de comprar o chocolate já pronto de grandes marcas, os chocolateiros produzem o próprio chocolate a partir da amêndoa do cacau, dando personalidade distinta aos ovos.

As outras categorias do ano são amargo, ao leite, crocante, gianduia e casca recheada.

>> ACESSE O ESPECIAL COM OS MELHORES OVOS DE PÁSCOA AQUI <<

Ficou com água na boca?

Essa é a décima terceira edição da degustação

Essa é a décima terceira edição da degustação Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

 

Como é feita a degustação

O trabalho começa assim que termina o carnaval, com o primeiro levantamento. A repórter Renata Mesquita fez uma lista inicial com 350 ovos. A partir dela, Renata e a editora do Paladar, Patrícia Ferraz, definiram as categorias do ano e selecionaram os ovos que participariam da prova marcada para o dia 12 de março: foram 60 este ano.

Desta vez, privilegiamos os lançamentos, ovos que nunca participaram da prova, com poucas exceções. E, com uma visão geral do mercado, conseguimos identificar as tendências do ano e apostar em uma nova categoria.

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

A megadegustação foi feita às cegas – como sempre, os ovos não são identificados, apenas numerados. Os jurados não deixaram escapar nada: do visual – formato, textura e brilho – ao barulhinho que faz a quebra, incluindo aroma e sabor, é claro. Além de especialistas em chocolates, o júri teve a participação de dois leitores, que se inscreveram e tiveram seus textos selecionados.

 

O trabalho de montagem da mesa envolveu toda a equipe, com destaque para Carla Peralva e Ana Paula Boni, que ilustrou a capa desta edição. Conheça, aqui, os melhores ovos da Páscoa 2018. 

 

Confira também a cobertura ao vivo da degustação:

 
 

Ficou com água na boca?