Paladar

Comida

Comida

Paladar no Ar #10 - Avaliação Nacional de Vinhos

Ouça a edição do programa de rádio do 'Paladar' de 1º de outubro de 2016

03 outubro 2016 | 20:20 por Redação Paladar

Na Rádio Estadão 92,9 FM, o Paladar no Ar vai ao ar aos sábados das 10h às 11h, com reprise aos domingos das 9h às 10h. Em clima descontraído, o programa semanal trata de temas relevantes da gastronomia, com direito a convidados, sugestões de passeios e dicas de receitas.

Primeiro bloco

Segundo bloco

Terceiro bloco 

Mergulhe no programa

● O vinho da semana é um espumante demi-sec da Peterlongo. A vinícola gaúcha está passando por um período de renovação, com a contratação do enólogo francês Pascal Marty, que tem no currículo Mouton Rothschild e Almaviva, para desenvolver linha de tintos e brancos sem borbulhas.  

● Quer entrar no mundo do pão caseiro? Confira 10 receitas para fazer em casa

● Neide Rigo, colunista do Paladar, dá aulas de pães de fermentação natural (a equipe do Paladar fez e agora está fazendo fornadas incríveis). Para agendar a aula, mande e-mail para neide.rigo@gmail.com

● Aparelho promete eliminar sulfitos do vinhoÜllo funciona como um aerador, supostamente retirando os sulfitos, composto químico introduzido no vinho que se tornou vilão para alguns bebedores.

Agenda gastronômica: o Rio recebe esta semana mais uma edição do Bocuse D’Or, competição que é considerada a Copa da gastronomia e foi criada na França em 1987 pelo lendário chef Paul Bocuse. Neste ano, as regras mudaram e oito candidatos foram selecionados em cotas regionais, para abranger todo o País, sendo três vagas do Sudeste, duas do Nordeste, uma do Sul, uma do Norte e uma do Centro-Oeste. 

● Guilherme Velloso, diretor da ABS-SP e colaborador do Paladar, comenta os bastidores e os resultados da 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, que reuniu 850  participantes em Bento Gonçalves (RS) para uma grande prova. A ideia que é a lista anual funcione como um espelho do que foi a safra de cada ano no Brasil. Guilherme também comenta a evolução da qualidade (e dos preços) dos vinhos brasileiros nos últimos anos.  

Na cozinha: guacamole feito em casa, servido com tacos da Gerusa, pedidos por encomenda

24ª Avaliação Nacional de Vinhos.

24ª Avaliação Nacional de Vinhos. Foto: Divulgação

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.