Paladar

Comida

Comida

Pão caseiro sem erro

21 setembro 2014 | 17:36 por lucineianunes

FOTOS: Gui Gomes/Estadão

Autor do livro Pão Nosso (Ed. Panelinha), ele fez a turma misturar a própria massa, sová-la, aguardar o descanso e moldá-la em formato de baguete, antes de levar ao forno. Durante o processo, deu dicas preciosas garimpadas nos últimos 20 anos, desde que começou a assar pães em casa. Não faltaram boas histórias, de acertos e erros, do pão queimado ao forno danificado. Mas também uma certeza: “Qualquer um pode fazer um ótimo pão em casa, conhecendo melhor os ingredientes, as técnicas de preparo e os utensílios que tem”, garantiu.

Ficou com água na boca?

“Pode usar a batedeira para misturar a massa?”, pergunta um aluno. “Sim, em velocidade baixa e controlada. Mas manipular a massa e sujar um pouco as mãos é bom e faz parte do processo”, respondeu Luiz Américo.

Segundo ele, o sucesso da receita depende tanto da qualidade da água quanto da farinha. Para os franceses, o pão começa pela água, contou o jornalista. Ela hidrata, dá leveza, ativa o glúten e confere sabor. Ou seja, se sentir gosto de cloro no pão, é cloro mesmo. Por isso, ele recomenda usar água bem filtrada ou até mineral.

Já a farinha tem de ser do tipo 1 e, o sal, melhor se for marinho ou grosso moído. Depois, basta seguir a receita, aquecer o forno e aguardar por um bom pão para chamar de seu.

Ficou com água na boca?