Paladar

Comida

Comida

Banneton, cesto para fermentar pão, agora pode ser comprado no Brasil

Padeiros caseiros, tremei: chega ao Brasil o banneton, cesto feito de ratã usado no mundo inteiro especialmente para fermentar e modelar a massa. Antes só era possível comprá-lo em viagens ao exterior ou em sites chineses

06 setembro 2017 | 18:54 por Renata Mesquita

Quem cozinha, casualmente ou profissionalmente, sabe que uma das partes mais legais da atividade é ter os apetrechos que este universo oferece. Pode ser desde um forno bacanudo, com mil e uma funções, até um minirralador de noz-moscada. Sem as ferramentas, a impressão é de que não vamos conseguir completar uma receita à perfeição – são indispensáveis. 

E esses objetos do desejo variam conforme a fase em que se encontra o cozinheiro (quem já comprou uma maquina de abrir macarrão sabe do que estou falando) ou a tendência do momento. E, no momento, a sensação quando se trata de gadgets culinários são os usados para fazer os pães de fermentação natural. Fazer um belo pão artesanal em casa exige tempo, paciência e alguns apetrechos, entre eles o banneton. Nunca ouviu falar? O bannetton é basicamente um cesto – oval ou redondo – feito de ratã (uma espécie de palmeira) e utilizado na última fermentação, antes do pão ir ao forno.

Com o banneton fica mais fácil de modelar o pão

Com o banneton fica mais fácil de modelar o pão Foto: Fábio Leal

A principal finalidade do cesto é modelar e retirar a umidade em excesso da massa. Além de facilitar o manuseio (o momento da virada do cesto para a panela pode ser realmente desastroso) e dar aparência bonita ao pão, com aquelas listras de farinha laterais que podem ser vistas em muitos pães de padeiros hypados. 

Ficou com água na boca?

Frescura ou não, o banneton agora pode ser encontrado no Brasil no banneton.com.br. (Antes, só em sites chineses ou no exterior.)

No site brasileiro é possível escolher formatos e tamanhos que suportam determinada quantidade de massa (300g, 500g, 700g e 1 kg). Por exemplo, o banneton redondo de 19 cm de diâmetro comporta massas de 500g e sai por R$ 47,50, mais o frete, que varia dependendo do endereço de destino (entregam em todo o País). 

Além dos cestos, o site também vende termômetros para fornos industriais (mais um brinquedinho) e ensina como utilizar e guardar o banneton adequadamente. 

Banneton redondo

Banneton redondo Foto: Fábio Leal

Em tempo. Se você quer continuar a fazer o seu pão de fermentação natural no estilo guerrilha, faça como a colunista Neide Rigo ensinou à equipe do Paladar. Forre com um guardanapo de linho um chapéu de palha e polvilhe um pouco de farinha de trigo, que também funciona como um ótimo modelador. 

Ficou com água na boca?